Dobram mortes por doença da aorta. Médicos tentam frear óbitos



A doença cardiovascular é a maior causa de mortalidade, hoje, tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. As mudanças do estilo de vida impostas pela industrialização e urbanização aliadas a hábitos alimentares inadequados, ao tabagismo, ao estresse e ao aumento da expectativa de vida são responsáveis pela crescente incidência de enfermidades cardiovasculares. 

No Brasil, essas doenças são responsáveis por cerca de 29% dos óbitos. E, as lesões da aorta provocam uma parcela significativa dessas mortes, predominando as dissecções e os aneurismas.

Lesões na aorta 

Dados indicam que as afecções aórticas ocupam a 13ª posição no ranking de causas mais frequentes de mortalidade nos países do Ocidente. Algumas pesquisas, nos Estados Unidos, afirmam haver registro anual de 15.000 - 30.000 vítimas fatais. Já outros levantamentos americanos garantem que esses números podem chegar entre 43.000 a 47.000 óbitos por ano. No Brasil, que não tem muitos dados, os apontamentos não devem ser muitos diferentes. A previsão é de dobrar aqui, ano a ano, o aparecimento de doenças na aorta em pacientes na faixa etária de 65 a 80 anos. Ou seja, os casos vão ser, cada vez mais, comuns. Se não forem adequadamente tratados, muitos pacientes vão morrer em decorrência desses males.

Aorta Simpósio 2018 

Buscando abordar prevenção, diagnóstico e tratamento mais eficazes, ocorre, de 24 a 26 de maio, no Hotel Sheraton (Rua Olavo Barreto Viana,18), em Porto Alegre, o Aorta Simpósio 2018. O Presidente do evento científico cirurgião cardiovascular gaúcho Eduardo Keller Saadi convidou uma seleção mundial de especialistas formada por 20 experts de países que se destacam no estudo e no tratamento das doenças aórticas. Da Holanda, vem Hence Verhagen; da Alemanha, Eric Verhoeven e Giovanni Torsello e, da Argentina, Mariano Ferreira. Os Estados Unidos estão representados por quatro médicos notáveis - Gustavo Oderich, Joseph Coselli,Mark Farber e William Quiñones - e, ainda, por mais 12 profissionais da Clínica Mayo, uma das mais importantes instituições hospitalares do mundo.

Fazem parte do quadro de palestrantes do Aorta Simpósio 2018, 49 sumidades brasileiras de vários estados. Cerca de 300 participantes que efetivamente atuam nesta área são esperados para este que já considerado o mais completo fórum científico sobre a aorta.

Dia 24 – Atividade pré evento - Simpósio da Mayo Clinic

Na quinta-feira(dia 24/05), a partir das 14h, ocorre atividade pré congresso, o Simpósio da MayoClinic com membros do seu "staff". De maneira multidisciplinar, cirurgiões cardiovasculares, vasculares, intensivistas,cardiologistas,anestesistas, geneticistas e radiologistas vão abordar protocolos e aspectos relacionados a cuidados pré e pós operatórios, avaliação clínica e por meio de imagens, anestesia, medicação, assim como apresentar os principais projetos de pesquisa da Mayo na área de aorta e, também, como estruturar um Centro da Aorta nos moldes da Mayo Clinic.

Dias 25 e 26 –Aorta Simpósio 2018

Na sexta-feira (dia 25/05), às 7h45, o presidente do evento,Dr. Saadi, abre oficialmente o Aorta Simpósio 2018, anunciando a intensa programação do dia e do sábado, 26/05. Todas as discussões estão focadas nas doenças aórticas, notadamente nas dissecções e aneurismas. Na pauta, as diversas técnicas utilizadas como cirurgias tradicionais que exigem abertura do peito e abdome e recursos endovasculares minimamente invasivos. Os últimos, cada vez mais adotados , dependem apenas de uma pequena incisão ou somente uma punção para entrada do cateter e liberação de prótese para correção de lesões. Casos raros, complicados e indicações para pacientes com doenças associadas também têm espaço garantido no programa científico. Cirurgiões estrangeiros vão exibir vídeos com a metodologia que empregam, demonstrando o passo a passo da utilização de determinados dispositivos. Esses, demais produtos e materiais utilizados nos diferentes métodos de intervenção vão estar expostos em estandes ao lado do auditório. Os congressistas vão poder manuseá-los, treinar e explorar o que está sendo projetado para um futuro próximo.

E, na sala Network Space, os profissionais da saúde vão discutir com fabricantes os importantes avanços e receber as orientações de uso de materiais e próteses em casos específicos.

- Os lançamentos tecnológicos, de produtos e de fármacos são tão importantes para atualização dos especialistas como as evoluções das pesquisas científicas, pois as doenças da aorta sempre representaram um desafio aos cirurgiões. Por exemplo, o índice de mortalidade ainda é grande quando o paciente chega ao hospital com rompimento da artéria. O médico tem que ter muita capacitação para tentar salvá-lo. Cada vez mais, buscamos evoluir para cuidar e tratar de forma mais eficaz essas doenças. Nesse encontro, de forma multidisciplinar, grandes especialistas vão discutir as conquistas dos últimos anos nessa área e prospectar o futuro dos procedimentos. Sem dúvida, podemos transferir os conhecimentos e a troca de experiência em benefício imediato para os nossos pacientes. – Afirma Dr Saadi, presidente do Aorta Simpósio 2018.

Mais informações e inscrições: www.aortasimposio.com.br

Algumas palavras sobre aorta

A aorta é a mais importante artéria do corpo humano. Começa no coração e termina à altura da quarta vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Absorve o impacto de bilhões de batimentos cardíacos e distribui milhões de litros de sangue pelo corpo todo. Seu calibre normal é de cerca de 2 cm de diâmetro.

Algumas palavras sobre o Presidente do Aorta Simpósio 2018 – Dr. Eduardo Keller Saadi

Cirurgião Cardiovascular formado pela UFRGS
Professor de Medicina da UFRGS
Hospitais onde atua:
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
- Hospital Mãe de Deus-Coordenador do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e do Centro da Aorta - Porto Alegre-RS-Brasil
- Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre-RS-Brasil
Mais de 5.000 cirurgias cardiovasculares realizadas.

SERVIÇO

Aorta Simpósio 2018 
Auditório Hotel Sheraton - Porto Alegre - Rua Olavo Barreto Viana,18

Atividade pré evento - Simpósio da Mayo Clinic
Dia 24
De 12h às 19h
Aorta Simpósio 2018

Dia 25
De 7h45 às13h15
De 14h15 às 18h50

Dia 26
De 8h às 12h30
De 13h30 às 16h50

Informações e inscrições: www.aortasimposio.com.br