Novidade: Espaço de economia compartilhada, Casa Séfora inaugura em Tirol


Espaço de economia compartilhada, Casa Séfora inaugura em Tirol

A ideia, inovadora na cidade, partiu de três irmãos para homenagear a mãe

O conceito de economia compartilhada tem recebido destaque em rodas de conversa sobre as novas configurações sociais e econômicas nos últimos anos, sendo algo bastante difundido nas grandes metrópoles. Consiste em compartilhar produtos, espaços, recursos e tempo, incorporando idéias como sustentabilidade e cooperação à finalidade de cada produto ou iniciativa, de forma a impactar positivamente o bolso, o meio ambiente e a qualidade de vida.

Foi pensando nisso que os irmãos Paula, Florésia e Ricardo Pessoa resolveram criar a Casa Séfora, um espaço de acolhimento de ideias, pessoas e iniciativas profissionais, cuja principal finalidade é maximizar o uso de cada espaço, fazendo com que o prédio esteja sempre vivo e em constante atividade. 

"Nossa casa sempre foi um lugar de alegria e acolhimento. Era o lugar preferido das reuniões de família, festas de final de ano, reencontros com amigos e parentes que moravam longe, assim como era o local em que nossa mãe acolhia os que precisavam de apoio. Fiéis a seu espírito e tendo em mente o conceito que queremos difundir da economia compartilhada, idealizamos a casa Séfora para perpetuar sua memória", explica Florésia Pessoa, que é urbanista e professora.

Ao entrar no prédio, a sensação é de um espaço multifuncional e adaptável preparado para receber qualquer boa ideia. Podem acontecer desde aulas para grupos pequenos até eventos como feiras orgânicas, festivais, eventos gastronômicos e exposições de arte, seja no salão organizado para esses fins ou em meio às flores do espaço aberto. Também existem salas para ocupação de empreendimentos comerciais e quartos de moradia temporária - mobiliados ou não - para quem vem passar uma temporada na cidade. "Nossa função será de curadoria de iniciativas e o objetivo é que cada espaço seja ocupado de forma produtiva", pontua Ricardo Pessoa.

A inauguração do espaço acontece na próxima terça-feira, feriado do dia 01/05, das 17h às 20h, período durante o qual os idealizadores e parceiros receberão convidados e interessados para troca de ideias e apresentação do espaço, e aqueles que estiverem presentes poderão acompanhar performances de dança e usufruir de uma apresentação de violino enquanto aproveitam do aconchegante espaço da Casa Séfora.

SERVIÇO
Inauguração da Casa Séfora
01/05, das 17h às 20h
Bate-papo com idealizadores e instrutores + dança + apresentação de violino