Temer fica na 50ª posição das pessoas mais poderosas do mundo

Não está nem entre os 20 que levam destaque na lista da FORBES



Imagem: Fala Campana


Existem quase 7,5 bilhões de pessoas no planeta, mas as ações de poucos homens e mulheres é que fazem o mundo girar. O ranking anual das pessoas mais poderosas do mundo, da FORBES, considera centenas de candidatos, que são avaliados em quatro áreas principais: sobre quantas pessoas eles têm poder; quanto dinheiro controlam; se o seu poder abrange uma variedade de regiões, setores da economia ou aspectos da vida; e em que medida usam ativamente o poder que detêm. Um time de editores da FORBES, então, vota em quem entra na lista final, que reúne 75 nomes: um para cada 100 milhões de pessoas.

A lista deste ano destaca a consolidação do poder nas mãos de uma pequena elite. Xi Jinping, secretário-geral do Partido Comunista da China, ocupa o 1º lugar pela primeira vez depois de o Congresso da China ter alterado a Constituição do país em março último, o que expandiu sua influência e eliminou o limite de mandatos. Ele desfruta de um culto à sua personalidade que não era visto desde Mao Tsé-Tung.

A eleição de Xi ao posto de pessoa mais poderosa do mundo desbanca o presidente russo, Vladimir Putin (2º), que ocupou o primeiro lugar por quatro anos consecutivos. Ele governa a Rússia desde maio de 2000 e foi reeleito neste ano para um quarto mandato, com quase 77% dos votos, maior margem de vitória para qualquer postulante ao cargo desde a queda da União Soviética.

Após um ano no governo, o presidente dos EUA, Donald Trump, caiu para o 3º lugar. Trump tem tido sucesso limitado, mesmo que o Congresso seja controlado por seu próprio partido. Ele também está sob investigação e não consegue se livrar de escândalos em sua vida pessoal e nos negócios. Ainda assim, comanda a maior economia e o maior poder militar do mundo.

A quarta pessoa mais poderosa do mundo é também a mulher mais poderosa: Angela Merkel, chanceler da Alemanha. Na prática, líder da Europa, Merkel venceu uma eleição difícil em 2017 e criou uma “grande coalizão” com parceiros políticos. Ela terá de segurar firme o leme da União Europeia, pois a instituição enfrenta tempestades como a saída do Reino Unido e o crescente sentimento anti-imigração na Europa.

Há 17 novos nomes na lista deste ano, incluindo Mohammed Bin Salman Al Saud (8º), o príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Seu pai permanece como rei, mas ele tem consolidado um poder além de qualquer dúvida e tomado controle do país. Em novembro de 2017, lançou uma “campanha anticorrupção” que fez com que muitos sauditas importantes fossem presos e forçados a devolver suas fortunas. O príncipe herdeiro será o ponto de apoio ao redor do qual a geopolítica do Oriente Médio girará no futuro. Outros novos membros são Jerome H. Powell (11º), presidente do Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos; Darren woods (34º), CEO da Exxon Mobil; Moon Jae-in (54º), presidente da Coreia do Sul; e Robert Mueller (72º), conselheiro especial do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O único brasileiro presente na nova lista é o presidente do país, Michel Temer, que ocupa a 50ª posição. No ano passado, o Brasil ficou de fora do ranking pela primeira vez.

Veja, na galeria de fotos a seguir, as 20 pessoas mais poderosas do mundo:

20) Carlos Slim Helu
Fundador, Grupo Carso
78 anos
México

19) Jamie Dimon
CEO, JPMorgan Chase
62 anos
Estados Unidos

18) Mario Draghi
Presidente, Banco Central Europeu
70 anos
Itália


17) Ali Khamenei
Aiatolá do Irã
78 anos

16) Warren Buffett
CEO, Berkshire Hathaway
87 anos
Estados Unidos

15) Li Keqiang
Primeiro-ministro da China
62 anos

14) Theresa May
Primeira-ministra do Reino Unido
61 anos

13) Mark Zuckerberg
Cofundador, Facebook
34 anos
Estados Unidos

12) Emmanuel Macron
Presidente da França
40 anos

11) Jerome H. Powell
Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos
65 anos

10) Larry Page
Cofundador, Alphabet
45 anos
Estados Unidos

9) Narendra Modi
Primeiro-ministro da Índia
67 anos


8) Mohammed Bin Salman Al Saud
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita
32 anos


7) Bill Gates
Cofundador, Fundação Bill e Melinda Gates
62 anos
Estados Unidos


6) Papa Francisco
Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano
81 anos

5) Jeff Bezos
Fundador, Amazon
54 anos
Estados Unidos


4) Angela Merkel
Chanceler da Alemanha
63 anos


3) Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos
71 anos

2) Vladimir Putin
Presidente da Rússia
65 anos


1) Xi Jinping
Secretário-Geral do Partido Comunista da China
64 anos

FORBES