Turismo e Esporte: Guia de etiqueta Russa

(O Brasil joga com a Costa Rica no Estádio de São Petersburgo, no dia 22 de junho) 


No meio do ano, vários torcedores do mundo todo se juntarão na Rússia para assistir a Copa do mundo deste ano, que começa no dia 14 de junho, quando os anfitriões enfrentarão a Arábia Saudita no primeiro jogo do campeonato. 


O Brasil entrará na Copa do mundo deste ano com esperança de fazer uma retaliação após a humilhação na Copa do mundo anterior, na qual foi o país anfitrião. O fato de ter mudado de técnico e renovado o time com novos jogadores como Roberto Firmino, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Alisson, fará do Brasil um sério concorrente ao título da Copa do mundo deste ano. As apostas na copa do mundo online veem o Brasil como favorito juntamente com a campeã Alemanha, que defenderá o título. 




Haverá fãs que viajarão para a Rússia sem estar totalmente conscientes do que podem e não podem fazer, e de coisas que podem acabar insultando o público russo. Tendo isso em conta, demos uma olhada na etiqueta russa e nas informações sobre viagem que você precisa saber para o meio do ano. 

Documentação necessária para a Rússia 

Ter a documentação correta ao viajar para a Rússia será essencial para evitar quaisquer complicações tanto ao chegar quanto ao passear pelo país. Demos uma olhada em alguns dos documentos e no que fazer com eles para garantir que você passe um período mais tranquilo na Rússia. 

Ao viajar para a Rússia, geralmente é necessário ter um visto. No entanto, para a Copa do mundo deste ano, as regras são ligeiramente diferentes. Se você tiver ingressos para um dos jogos da competição, terá sido solicitado que você adquirisse um ID de torcedor, enviado pelo Correio russo no fim do ano passado. Esse ID de torcedor alterou as regras em relação aos vistos na Rússia. O ID de torcedor permitirá que você viaje para a Rússia sem visto, desde que você tenha um ingresso válido de jogo e um passaporte intacto que esteja assinado por você e com validade de pelo menos seis meses após a data em que você deixará a Rússia. Essa combinação de documentação só funcionará como forma de entrada sem visto do dia 4 de junho de 2018 até o dia 25 de julho de 2018. Outro benefício do ID de torcedor é que, com a posse de um, será permitido fazer viagens de trem gratuitas entre cidades anfitriãs, o que irá ajudar os torcedores que assistirão mais de um jogo a poupar algum dinheiro. 

Na sua chegada à Rússia, será solicitado que você assine um cartão de migração que vem em duas partes idênticas. Uma parte ficará com o agente da imigração quando você chegar à Rússia e a outra parte ficará com você. Deixe-a junto com seu passaporte. O cartão de migração permitirá que você fique em hotéis e hostels, já que muitos não permitirão o check-in de hóspedes que não o tenham. Você precisará levá-lo sempre junto com seu passaporte, para o caso de ser parado pela polícia para uma verificação de ID. Você deve manter o cartão com você até sair do país. Caso você regresse à Rússia, será necessário fazer um novo cartão de migração. 

A etiqueta 

Assim que chegar à Rússia com todos os seus documentos, você precisará saber como cumprimentar as pessoas sem causar nenhum tipo de ofensa. Como em qualquer país anfitrião, há sempre várias situações nas quais a população do país pode se sentir ofendida. Sendo assim, para evitar ofender os habitantes locais, analisamos a etiqueta da população russa. 

Os cumprimentos entre duas pessoas na Rússia variam dependendo das duas pessoas envolvidas. No caso de serem dois homens, é dado um aperto de mão firme entre os dois. No entanto, quando um homem cumprimenta uma mulher, o cumprimento é feito com um aperto de mão mais gentil. Caso você cumprimente uma pessoa à porta da frente, certifique-se sempre de que o aperto de mão não passe dos limites, pois os russos acreditam que isso levará a uma discussão. 

Os nomes são outro aspecto da vida russa onde os turistas podem desrespeitar os anfitriões com frequência e sem saber, já que, para ser respeitoso e não soar rude, é frequente fazer referência aos russos pelo nome e sobrenome deles. Só quando você conhece alguém particularmente bem é que pode ser aceitável se referir a essa pessoa apenas pelo primeiro nome dela. 

Como acontece em muitas culturas, sempre é educado levar um presente quando você visita a casa de alguém. Se o anfitrião for um homem, levar cerveja ou qualquer outra forma de bebida alcoólica será considerado um presente adequado. Caso se trate de uma mulher, chocolate, vinho ou flores serão bem-vindos. Se você optar por flores, não leve um número par na quantidade, pois isso é reservado apenas para funerais. 

Ao entrar na casa de um russo, lembre-se de tirar os sapatos imediatamente para evitar ofender os anfitriões. As ruas das grandes cidades da Rússia geralmente são sujas e para evitar que a sujeira se espalhe pela casa, os russos tiram os sapatos assim que passam pela porta. É provável que o anfitrião ofereça algum chinelo para você usar dentro da casa.