Parnamirim planeja binários nas avenidas Maria Lacerda e Abel Cabral

O Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim, aprovado na última quarta-feira, 24, pelos vereadores do município, prevê a criação de um binário nas avenidas Maria Lacerda Montenegro e Abel Cabral, no bairro de Nova Parnamirim. As duas vias dão acesso à rodovia BR-101.

A regulamentação da área de mobilidade urbana ainda aguarda a sanção do prefeito Rosano Taveira (PRB), para o início das atividades. O mecanismo delimita uma série de intervenções viárias para os próximos 10 anos.

Segundo o secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim, Marcondes Rodrigues Pinheiro, a criação dos binários está em planejamento. “Estamos trabalhando nas avenidas Abel Cabral e Maria Lacerda. Vamos realizar reuniões com empresários, moradores e representantes dos condomínios que ficam às margens das duas vias”, detalha Marcondes Pinheiro.

Ainda segundo ele, para melhorar o fluxo entre a Abel Cabral e BR-101, a pasta realizou a retirada da praça de táxi do início da via. “Também retiramos a parada de ônibus que ficava na entrada da avenida”, pontuou.

Marcondes Pinheiro explicou que a Plano de Mobilidade é uma exigência da lei 12.587/12, que trata da política nacional de Mobilidade Urbana, o que obriga cidades com mais de 20 mil habitantes a desenvolver lei que regulem os modais de transporte. O prazo final de implantação é abril de 2019. Com a lei sancionada, Parnamirim poderá encaminhar projetos para o Governo Federal por meio do programa Avançar, que prevê investir R$ 3,4 bilhões em obras de mobilidade urbana.

“O município está cumprindo a legislação federal. O plano foi exaustivamente discutido entre a população, poder legislativo e entidades da sociedade civil. Vamos realizar a construção de calçadas, implantar binários no trânsito, criar ciclovias, além de outras medidas que irão permitir o fluxo de pedestres e veículos”, aponta Marcondes Pinheiro.
A expectativa é de que o plano reduza a hegemonia dos automóveis no trânsito de Parnamirim, analisa o secretário de Mobilidade.

O texto do Plano de Mobilidade de Parnamirim foi aprovado pela Câmara Municipal na última quarta-feira, 24. “O simples fato de ele abrir discussões acerca de temas como a urbanização do Centro, a situação das feiras livres, as questões de acessibilidade e o sistema de transporte público já são, sumariamente, um grande avanço”, finalizou a vereadora Ana Michele Cabral (PT), da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Câmara.

Agora RN