Jogo de realidade virtual pode aliviar o medo das crianças de exames de ressonância magnética


Um jovem de 17 anos, de Minnesota (EUA) desenhou um jogo de realidade virtual (VR) para ajudar a preparar crianças para exames de ressonância magnética e aliviar a ansiedade pré-escaneamento, de acordo com um artigo publicado em 4 de novembro pela Twin Cities Pioneer Press . 

Michael Cao desenvolveu o jogo VR de 90 segundos para homenagear sua irmã mais velha, que faleceu quando criança em 2009, vítima de câncer no cérebro. Cao lembra que ela sempre teve medo de passar por exames de ressonância magnética. 

"Faz muito tempo que minha irmã passou por isso", disse Cao à Pioneer Press. “É muito bom ver as famílias e as crianças mais confiantes sobre isso. É algo que minha família teria se beneficiado ”. 

O aplicativo funciona colando óculos de realidade virtual equipados com fones de ouvido na cabeça do paciente. Quando começa, o usuário vê uma imagem de desenho animado de um menino em uma mesa de exame do hospital e vê tudo ao redor do quarto do hospital virtual, de acordo com o artigo. Enquanto a usuária olha em volta, uma mulher começa a explicar como será o exame de ressonância magnética enquanto o garoto dos desenhos animados se deita na mesa, desliza na máquina de ressonância magnética e inicia o escaneamento. 

Então os seres do jogo. Quando o usuário se encontra na mesa, um círculo roxo aparece na frente do paciente e no centro do círculo há uma estrela vermelha. Se o usuário move a cabeça, a estrela se move para fora do círculo, de acordo com o artigo. O usuário ganha o jogo, não movendo a cabeça e mantendo a estrela dentro do círculo. 

O aplicativo está sendo usado atualmente Hospital Infantil Gillette em St. Paul, Minnesota. 

Leia o artigo inteiro abaixo. 

Por: Health Imaging
Edição: Melissa Rohman | 
Edição Brasil: Willen Moura (Tradução Livre)