Educadores de Cerro Corá/RN recebem capacitação gratuita de Mediação de Leitura e Educação Ambiental

Educadores de Cerro Corá/RN recebem capacitação gratuita de Mediação de Leitura e Educação Ambiental promovida por projeto social da Echoenergia com realização do Instituto Brasil Solidário


"As formações, que envolvem desde atividades práticas de construção de forno solar, lâmpadas solares, reaproveitamento de recicláveis até oficinas com projetos de mediação de leitura, serão realizadas entre os dias 22 e 26 de abril"

O incentivo à leitura e a educação ambiental sendo trabalhadas de forma multidisciplinar, com atividades para além da sala de aula!



Em uma iniciativa da Echoenergia, com realização do Instituto Brasil Solidário, os educadores da rede pública de ensino do município de Cerro Corá/RN, recebem entre os dias 22 e 26 de abril, uma semana intensa de oficinas práticas, incluindo doação de acervo literário e a entrega de 30 Kits "Práticas de Educação Ambiental", como material de apoio e suporte para o fomento e continuidade das ações apresentadas durante a formação. As atividades chegam ao município como proposta de ação social e sustentável para os moradores da região, considerando que o município abriga o complexo eólico "Echo 1", da Echoenergia. 

As inscrições já estão abertas, e podem ser realizadas através do e-mail administrativo@brasilsolidario.org.br , ou em contato direto com a Secretaria de Educação de Cerro Corá. Os interessados poderão escolher entre a Oficina de Mediação de Leitura, que acontece no espaço do Cine Canário, ou participarem das ações de Educação Ambiental, que serão realizadas dentro do Centro Municipal de Ensino Rural. As formações pretendem alcançar mais de 150 participantes, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e os técnicos da Secretaria de Educação do município.

Educação Ambiental


No eixo de Educação Ambiental, as oficinas prometem ser muito interativas com ações práticas, envolvendo desde técnicas de compostagem, construção de forno solar, filtros de águas cinzas, lâmpadas solares, oficina de reciclagem de papel até a implementação de uma horta, incluindo uma composteira com minhocário e também uma caixa de decomposição que ficará exposta para acompanhamento dos estudantes. A programação inclui ainda uma visita ao Lixão do município, com o objetivo de sensibilizar para a temática dos cuidados com o meio ambiente e a importância da reciclagem e o reaproveitamento de materiais.

A parte teórica, com modelos de planos de aula, sequências didáticas e o passo a passo para a construção das tecnologias socioambientais, estarão reunidas no material do IBS "Práticas de Educação Ambiental" que será entregue aos educadores. A coletânea, foi desenvolvida pela equipe de educadores do Instituto, baseada em anos de formações práticas exitosas em escolas públicas brasileiras, em conjunto com especialistas na área de educação ambiental.

Oficina de Mediação de Leitura

Durante os cinco dias de oficina, as atividades serão desenvolvidas aproveitando o acervo literário já doado para o município, e que estará em fácil acesso para aproveitamento das ações de leitura nas escolas da região. A formação, envolve desde capacitação técnica de organização da biblioteca e manutenção do acervo, até atividades práticas de contação de histórias e mediação de leitura, utilizando obras da literatura infanto-juvenil, com contos de fada, contos maravilhosos, contos de tradição oral, álbum ficcional, álbum não-ficcional e a poesia, que podem ser trabalhados tanto com a turma do fundamental I e II, como estudantes do ensino médio.

Motivando a implementação das ações de forma interdisciplinar, os professores receberão fantoches, sacolas literárias, aventais para mediação de leitura e uma tela para o teatro de fantoches e demais atividades lúdicas e criativas que podem ser promovidas dentro e fora da biblioteca.

Sobre a Echoenergia

Fundada no início de 2017, a Echoenergia é uma empresa que desenvolve, implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. A empresa tem sede administrativa em São Paulo e atividades operacionais distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

Com dois parques em Sobradinho, na Bahia, e outros dois em João Câmara, no Rio Grande do Norte, o Complexo Eólico Echo 1 entrou para o portfólio da Echoenergia em novembro de 2017 já em operação comercial plena. O empreendimento interestadual, dono de uma potência instalada de 88 MW, leva energia limpa e renovável para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerada a partir de 38 aerogeradores espalhados por uma área total de quase cinco mil hectares.

Sobre o Instituto Brasil Solidário 

O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

Com 20 anos de estrada e tradicionalmente forte atuação no eixo norte-nordeste, o Instituto Brasil Solidário, é reconhecido pelo empreendedorismo social de seus fundadores pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, Rede Folha de Líderes e Empreendedores Sociais e RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. Em 2018, foi eleito uma das 100 Melhores ONGs do Brasil na segunda edição do Guia Melhores ONGs.

Ao longo desse caminho, já foram 1.032 escolas trabalhadas, 47.255 alunos beneficiados diretamente e 16.122 professores capacitados em formações presenciais. São 270 bibliotecas montadas e mais de 170 municípios impactados com ações diretas em todo o Brasil, apontando que é possível acreditar na transformação social e sustentável por meio da educação!

Juntos, construímos!

Ciente da importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário investe no conceito "Juntos Construímos". O objetivo é buscar apoio de instituições que agregam valor à árdua trajetória pela educação. Trabalhar em rede, construindo uma "rede social" do bem, pautada na troca de experiências e parcerias, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.

O Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch.

SERVIÇO

· Oficina de Mediação à Leitura
Data: 22 a 26 de abril
Horário: De 7h às 11h e de 13h às 17h
Local: Cine Canário

· Oficina de Educação Ambiental
Data: 22 a 26 de abril
Horário: De 7h às 11h e de 13h às 17h
Local: Centro Municipal de Ensino Rural de Cerro Corá.

Editor Local: Willen Benigno de Oliveira Moura