Eu gosto de pessoas que consideram família seus animais de estimação

Eu gosto de pessoas que de repente descobrem o que é ter um cachorro ou um gato. Gosto quando caem exaustos para esses novos companheiros, para aqueles animais de estimação que revolucionam quase sem saber como, todo o seu universo pessoal.

Amar os animais é algo que acontece quase sem perceber, e que a mudança, esse passo que muitas pessoas fazem quando os participantes em um mundo de emoções, jogos, empresas e riso espontâneo, está reformulando novos valores e novas descobertas internas.

“Animais de estimação são mais que animais de estimação, eles entram em nossos corações sem avisar, ganhando nossos sorrisos e os lugares favoritos do nosso sofá até que um dia, eles deixam de ser animais de estimação para ser família.”

As pessoas que entendem e valorizam o que é amar um animal têm uma nobreza especial. Sua capacidade de oferecer amor, cuidado, ser mais paciente e responsável é algo notável, porque queremos ou não, todos temos muito a aprender com eles: animais de estimação.

A maneira pela qual os cães nos integram como membros de sua família, seu rebanho ou a capacidade de um gato mostrar seu respeito e afeto com seus olhos limpos e imensos, é algo que todos devemos aprender a valorizar…

A vida com animais de estimação nos torna uma pessoa melhor

Não se trata de defender a ideia de que todos os que não amam animais, ou simplesmente não gostam de compartilhar tempo e espaço com eles, são uma pessoa ruim. Em absoluto. Trata-se realmente de entender algo mais simples: um animal pode, a qualquer momento, oferecer-nos muitas coisas de que precisávamos.

“O mundo é habitado por muitas pessoas sem sentimentos, mas algo que temos claro é que todos os “animais” são capazes de oferecer um afeto puro e desinteressado.”

Curiosamente, se formos à raiz etimológica da palavra “animal”, veremos que ela deriva na realidade da anima ou do animus, isto é, possuidor da alma ou do sopro da vida.

E mais ainda, no folclore de muitos países há histórias que falam de cães e gatos como autênticos espíritos-guia da humanidade. Entidades cujo objetivo é cuidar de nós e nos orientar.

De qualquer forma, algo que é claro é a maneira como eles podem nos mudar, a maneira como eles nos oferecem o poder de implantar novas estratégias para desfrutar de uma vida mais plena.

. Introduzir um cão na vida de um homem velho, por exemplo, dá a ele a necessidade de levar novas rotinas, diretrizes e obrigações. Vai forçar você a se abrir para o mundo, aumentar os reforços positivos através das emoções, uma companhia sincera que alivia a solidão e uma atividade diária para combater o estilo de vida sedentário.

. Poucas coisas podem ser tão saudáveis ​​quanto uma criança crescendo na companhia de seus animais de estimação.
Ajuda-os a serem pacientes, a respeitar, a assistir, a estabelecer uma união onde o valor dos gestos e das afeições é maior que as palavras.

. Para nós, adultos, nos dá aquele amor que nos parece tão estranho às vezes: um amor que é oferecido por nada, que não conhece ressentimentos, que nos força a viver no “aqui e agora”, onde não vale a pena adiar um passeio ou uma carícia. Onde os cochilos compartilhados são instantes de cumplicidade agradável, onde perdoamos brincadeiras e adoramos tê-los por perto, como mais um da família.

Animais de estimação nos mostram que somos dignos de seu amor

Não importa se você é alto ou baixo, você é um daqueles que esquecem os aniversários das pessoas ou aqueles que preferem uma tarde chuvosa a um dia de praia. Animais de estimação não nos julgam por causa de nossas crenças, aspectos físicos ou opiniões políticas. Seus animais, eles só entendem emoções.

“Eles dizem que os animais de estimação entendem o significado da amizade e, acima de tudo, da família: pertencer a um grupo. Porque eles amam sem distinção de raça ou espécie.”

A pessoa que compartilha a vida, os espaços e os momentos com seus cães ou gatos sabe que ele é digno do amor de seu animal. E é simplesmente porque existe, porque o amor que é oferecido sem concessões e com a alma pura é um amor baseado na alegria.

As pessoas que são amadas pelos seus animais de estimação são simplesmente porque lhes oferece o que precisam: pertencer a uma casa, atenção, cuidado, amor … Se percebermos e analisarmos calmamente, perceberemos que, no fundo, as suas necessidades são muito parecido com o nosso.

Eles também precisam de raízes, pertencem a uma casa e têm alguns membros para defender e aqueles para amar. Nós somos sua matilha, sua família, seu pequeno micromundo. Entender tudo isso é algo que nos enriquece e nos ajuda a sermos melhores simplesmente, porque para eles somos dignos de estar em seus corações.

Imagens cortesia Sharon Carlz, ErickB, Carl Brown. Via LaMentesmaravillosa

Tradução A Soma de Todos os Afetos, via Rincón del tibet

The post Eu gosto de pessoas que consideram família seus animais de estimação appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/eu-gosto-de-pessoas-que-consideram-familia-seus-animais-de-estimacao/
Compartilhe no Google Plus