Vamos falar sobre Respeito

Que delicado esse tal de respeito. Pra uns é um valor, pra outros uma obrigação. Tem aqueles que aprendem em casa depois de umas chineladas da mãe, mas tem também os que adiam as lições e vão entender, à duras penas, o significado dessa palavra tão valiosa para o bom relacionamento entre os seres vivos: respeitar.

Respeitar é quando seu primo senta do seu lado no sofá da sala e começa a chorar assistindo tv. Você sabe que seu tio faleceu recentemente, e você sente aquela dor que ele sente, mas não há mais nada a dizer ou fazer, apenas ficar em silêncio e esperar que o tempo cicatrize essa ferida tão profunda.

Respeitar é dar passagem na preferencial da rotatória, mesmo que você esteja atrasado, porque tem alguém vindo à sua direita. É permanecer parado no semáforo porque aquela pequena senhora ainda não chegou ao outro lado. É não ficar na porta do metrô sabendo faltam 10 estações pra você descer e tem gente que vai pular antes.

Respeitar é ver um cachorro sofrendo porque seu dono foi viajar. Ele mal se mexe, mal abana o rabo mas, mesmo assim, você vai lá, o alimenta, o acaricia, deixa sua casinha limpinha e volta no outro dia para ver se, apesar da saudade, está tudo bem.

Respeitar é não distinguir a forma como você trata o outro independente do gênero, classe social, deficiência física ou mental, cor da pele, nacionalidade, corte de cabelo, estilo de roupas, músicas preferidas, ou qualquer outro rótulo que você queira por.

Respeitar é cumprimentar o padeiro, o açougueiro, o segurança, o frentista, o professor, o engenheiro, o CEO, o seu pai, o seu irmão, a sua vizinha, a dona do laticínios, a veterinária, o presidente da república e o Thiago Ventura, todos com o mesmo BOM DIA.

Respeitar é sentar na mesa com o avô da sua namorada e ficar horas ouvindo aqueles 96 anos de histórias e aprendizados que ele tem pra te contar. É entender que aquelas lições são mais valiosas que as aulas de história e que os livros que te mandam ler pro vestibular.

Respeitar é não julgar, é ser educado, é sorrir de coração aberto mesmo para os que não te sorriem de volta. Respeitar é não desmerecer nada nem ninguém. É não chutar um filhotinho de gato, é não abandonar seu animal na praça porque ele está doente, é não desmatar nem mesmo o seu jardim, é não estacionar em cima da grama.

Respeitar é cultivar o amor, a bondade e as boas intenções por onde você passa. É entender que dentro do outro existe um mundo que você desconhece, e que você deve ser gentil sempre.

Hoje ainda gritaram comigo e disseram “hey, menina, você tem que respeitar a hierarquia”. Hierarquia, se não me engano, é aquele organograma das empresas que diz quem manda mais e quem manda menos. Não me lembro onde, naquele quadro, diz que quem está nos quadradinhos de cima tem o direito de gritar com os dos quadradinhos de baixo.

Diz o livro “Vai lá e Faz” do futurista brasileiro Tiago Mattos que as empresas e escolas ainda seguem o modelo industrial de gestão, mas que graças a era da informação e da tecnologia isso está mudando. Me pergunto quantas décadas faltam para o ser humano, tão inteligente e capaz, entender que uma das bases da boa convivência é o respeito ao próximo. Ele não depende da função ou do quanto você tem no banco, ele vem de dentro de nós e deve ser compartilhado com todos ao nosso redor.

Respeite o próximo e seja gentil. O mundo já anda azedo demais.

***

Imagem de capa meramente ilustrativa: cena do filme Professor Sapo

The post Vamos falar sobre Respeito appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/vamos-falar-sobre-respeito/
Compartilhe no Google Plus