Luxemburgo está prestes a ser o primeiro país no mundo a oferecer transporte público gratuito à sua população

Já imaginou não ter que se preocupar com as tarifas de transporte público para ir ao trabalho todos os dias, ou para viajar de uma cidade a outra? Pois isso está perto de se tornar realidade para as pessoas que vivem em Luxemburgo, pequeno país da Europa Ocidental. A suspensão das tarifas de trens, bondes e ônibus está nos planos do governo de coligação liderado por Xavier Bettel, que planeja até 2020 tornar Luxemburgo o primeiro país do mundo a oferecer transporte público gratuito a toda a sua população.

A medida tem como objetivo atender a uma necessidade do meio ambiente e aliviar um dos piores congestionamentos do mundo. Luxemburgo, que faz fronteira com Bélgica, França e Alemanha, tem mais uma população de pouco mais de meio milhão de pessoas. Todos os dias, cerca de 400.000 passageiros viajam de Luxemburgo para trabalhar em países vizinhos.

Em 2018, o país europeu já começou a oferecer transporte gratuito para crianças e adolescentes com menos de 20 anos. Alunos do Ensino Médio também puderam andar de ônibus gratuitamente entre a escola e a casa. Luxemburgo tem atualmente o maior número de carros para a sua população na União Europeia.

De acordo com o The Guardian, uma decisão ainda precisa ser tomada sobre o que fazer com os compartimentos de primeira e segunda classe nos trens. Os passageiros agora pagam 2 euros por até duas horas de viagem, o que cobre quase todas as viagens no pequeno país. A coalizão governista disse que planeja reformar as isenções fiscais para passageiros, um benefício que está disponível com base na distância percorrida. A partir de 2020, todos os ingressos serão abolidos para economizar na cobrança de tarifas e no policiamento das compras de ingressos.

*Traduzido de: ArchDaily

Imagem de capa: Luxembourg Tram. Image via Creative Commons

The post Luxemburgo está prestes a ser o primeiro país no mundo a oferecer transporte público gratuito à sua população appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/luxemburgo-esta-prestes-a-ser-o-primeiro-pais-no-mundo-a-oferecer-transporte-publico-gratuito-a-sua-populacao/
Compartilhe no Google Plus