Menina de 9 anos alfabetiza vendedor de picolé de 68 anos e o registro viraliza na internet

Uma cena comoveu a internet nos últimos dias e levou muita gente a pensar sobre responsabilidade social, empatia e sobre como pequenos gestos são o suficiente para transformar a vida de alguém. Os protagonistas desta cena são, a menina Bárbara Matos Costa, de 9 anos; e o vendedor de picolés Francisco Santana Filho, o Zezinho, de 68 anos. A união destas duas pessoas de gerações e realidades sociais tão distintas viralizou nas redes sociais, e esta é uma das melhores histórias que você vai ler hoje.

Há 44 anos, Zezinho vende picolés em frente ao Colégio Diocesano, instituição particular de Crato (CE), situada na região do Cariri cearense. Como muitos brasileiros, o idoso passou a maior parte de sua vida analfabeto. Mas esta é uma realidade que o vendedor de picolés está aos poucos deixando para trás, porque ele agora conta com a ajuda especial de uma professora bastante dedicada, a pequena Bárbara, aluna do Diocesano que, há dois anos vem reservando um tempinho após as aulas para ensinar Zezinho a ler e a escrever.

A cena foi flagrada pela psicopedagoga Risélia Maria, que imediatamente fez o registro e postou nas redes sociais. Na foto, Bárbara e Zezinho estão sentados no chão, em frente à escola, em meio a mais uma aula da “professora Bárbara”. Sobre o aluno, a menina conta:

“O Zezinho merece um dez! (…) Às vezes, eu escrevo uma palavra com tracinhos para ele cobrir, como ‘picolé’ e ‘amor’. Também coloco as letrinhas para ele juntar”.

Zezinho, que acreditava já “não ter cabeça” para aprender mais nada, não esconde a emoção ao falar sobre o progresso no seu aprendizado: “Já sei assinar meu nome e juntar algumas letras. Ela me ensina aos pouquinhos e eu vou aprendendo devagar.”, contou o idoso.

E o belo gesto de Bárbara pode ter deixado sementes, porque a professora Risélia, sensibilizada com a história de Zezinho, também já se dispôs a ensiná-lo.

***

Com informações de Correio Braziliense

Imagem de capa:  Risélia Maria/Divulgação

The post Menina de 9 anos alfabetiza vendedor de picolé de 68 anos e o registro viraliza na internet appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/menina-de-9-anos-alfabetiza-vendedor-de-picole-de-68-anos-e-o-registro-viraliza-na-internet/
Compartilhe no Google Plus