Se você é uma boa pessoa que se deixa levar por uma pessoa má, você não é uma boa pessoa

Você se lembra da icônica história O Mágico de Oz na qual a bruxa má controla inúmeros flying monkeys?

Feche seus olhos e certamente você vislumbrará a tal bruxa com a face verde a apontar para o céu gritando “voem macacos, voem!”. Mas qual a razão de eu estar falando disso?
É que os flying monkeys hoje são mais numerosos em nosso mundo real que na terra de Oz. Pessoas honestas e facilmente manipuláveis estão trabalhando em prol de algumas bruxas, sem se darem conta disso. E isso pode ser perigoso.

No mundo real as bruxas más não têm cara verde e, comumente, não parecem perigosas. Quase sempre dotadas de muita lábia elas facilmente manipulam gente boa, de enorme coração, de acordo com suas vontades.

As bruxas más da vida real, são homens ou mulheres, que usam da credibilidade e bondade de pessoas corretas para chegarem onde querem, sem se importarem em prejudicar uma ou mais pessoas para isso.

Conheço pessoas adoráveis que, vez ou outra, são feitas de flying monkeys. Elas comumente não sabem que estão sendo manipuladas e chegam até mim com ideias e frases feitas que não nasceram da cabeça delas. Você já reparou quão assustador é ouvir expressões específicas de certas pessoas replicadas pela boca de outras?

O efeito dessa manipulação silenciosa pode ser devastador tanto para quem foi manipulado quanto para quem foi o alvo final da maldade.

Se quem ouve as abobrinhas vindas da pessoa boa não souber discernir até que ponto ela está agindo em prol de outra, laços reais de confiança podem ser rompidos para sempre. Se a pessoa manipulada não acordar a tempo, pode prejudicar o outro e ela mesma sem querer.

A bondade e a boa-fé são qualidades maravilhosas, mas podem abrir portas erradas quando não vêm junto de algum tipo de senso crítico. Uma pessoa adulta boa, que age de acordo com uma pessoa má, pode não ser mais uma pessoa boa em determinada situação. Por mais inocente que ela tenha entrado nesse balaio de gato.

Se você se identificou com o perfil preferido de flying monkeys buscado pelas bruxas más modernas, fique atento para não ser feito de bobo e agir contra seus valores.

Nunca replique ideias mirabolantes que lhe são colocadas na cabeça sem se questionar ou ouvir os dois lados da história. Busque a verdade antes de falar e agir.

No final das contas aquele que age motivado por uma pessoa má acaba sendo tão mau quanto ela. Daí pode acontecer de algumas pessoas se afastarem. E essas pessoas não estão erradas. É que ser bom é maravilhoso, mas ser bom implica também saber se posicionar e dizer não às vontades de pessoas mal-intencionadas.

***

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.

Atribuição da imagem: unsplash.com – CC0 Public Domain

The post Se você é uma boa pessoa que se deixa levar por uma pessoa má, você não é uma boa pessoa appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/se-voce-e-uma-boa-pessoa-mas-se-deixa-levar-por-uma-pessoa-ma-voce-nao-e-uma-boa-pessoa/
Compartilhe no Google Plus