Jovem cria ‘Manual do WhatsApp’ para ajudar avó da namorada com o primeiro celular

A popularização do uso de smartphones ao redor do mundo, e especialmente no Brasil, em que já há 220 milhões de aparelhos em funcionamento – a item de comparação, a população do Brasil é de 207,6 milhões de habitantes – , faz com que muita gente que tem pouca ou nenhuma familiaridade com os dispositivos tecnológicos, hoje esteja encontrando dificuldade em fazer uso de todos os recursos destes aparelhos.

É exatamente este o caso de Iracema Poliquezi, 74 anos, que recentemente ganhou seu primeiro celular e não sabia administrar os comandos mais básicos disponíveis no celular, como desbloquear a tela, ver a barra de notificações e mandar mensagens.

“Comprei um celular porque minha filha sempre me perturbava que eu viajava bastante e deixava a família sem notícias. Mas, aí comprei e não sabia fazer nada, sempre tinha que ter alguém do lado para conseguir fazer qualquer comando, e com isso, eles às vezes perdiam a paciência. Eu já queria jogar fora”, Contou Dona Iracema ao G1.

Alexandre então vendo essa situação, em um domingo à noite, deixou de ir a um culto de igreja com a família da namorada para ficar em casa e encontrar uma solução para isso.

O jovem criou, em novembro do ano passado, um manual escrito à mão, com o passo a passo de como mexer no aplicativo. Alexandre caprichou nos desenhos, nas setas e nas cores para deixar tudo bem didático. O passo a passo em tópicos ensina, por exemplo, como mandar um áudio, fazer uma ligação ou chamadas de vídeo.

Confira as imagens do manual:

 

De acordo com Dona Iracema, o que o Alexandre fez para ela foi maravilhoso.

“O WhatsApp é a rede social mais interessante para nós, ainda mais idosos. Ali fica mais fácil se comunicar com a família, mandar fotos, se aproximar com quem está longe. Fiquei muito feliz com a atitude dele. Agora, mesmo que com algumas dificuldades ainda, sei trocar desde mensagens de bom dia a correntes religiosas”, contou a senhora.

Além disso, dona Iracema ainda se orgulha em dizer o quanto aprendeu para todos que a veem com o aparelho na mão.

“Eu só queria saber mandar um zap, e agora consigo. Estou mandando ver! Hoje, o Alexandre nem namora mais a minha neta, mas o bem que ele fez ficará para sempre. É um menino muito bom e inteligente. Ele me ensinou como se eu fosse a avó dele”, relatou ela.

E, pensando em espalhar ainda mais o bem, Alexandre já começou a criar outros manuais. Dessa vez, com a ajuda da irmã.

A ideia é fazer dos principais aplicativos do celular, como YouTube, apps de transporte, Instagram e Facebook, todos completos e não só com algumas páginas como foi o da Dona Iracema.

“Estamos fazendo o manual completo do WhatsApp, vendo o melhor formato, como disponibilizar e até editora. Acho que nada foi acaso. Os idosos aprendem de um jeito, eles nasceram em outra vibe, em outra época. Não custa nada ajudar e inserir eles também nesse nosso meio tecnológico”, relatou ele.

Tenho certeza de que você também conhece alguém que está tendo dificuldade em dar os primeiros passos no universo das redes sociais. Então, que tal seguir o exemplo do Alexandre, que teve paciência com quem está começando, e oferecer um auxílio? Quem faz o faz o bem, diz a sabedoria popular, recebe em dobro. Eu acredito, e você?

***
Redação CONTI outra. Com informações de G1

Imagem de capa: Jovem cria ‘manual do WhatsApp’ para ajudar avó da namorada a mexer no primeiro celular — Foto: Arquivo pessoal/Alexandre Bueno Drabecki/Partiu Plano B- reprodução

The post Jovem cria ‘Manual do WhatsApp’ para ajudar avó da namorada com o primeiro celular appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/jovem-cria-manual-do-whatsapp-para-ajudar-avo-da-namorada-com-o-primeiro-celular/
Compartilhe no Google Plus