“Shallow” é plágio? Conheça a história dessa música que hitou em 2019!

Recentemente veio à tona o boato de que a música “Shallow”, que rendeu o Oscar para Lady Gaga, é um plágio de uma música lançada em 2012, chamada “Almost” do cantor e compositor Steve Ronsen.

“Chamaram-me a atenção para o facto de a canção ‘Shallow’ ser parecida com a minha. Não fui eu que procurei isto, nem sequer vi o filme (ouvi dizer que é bastante bom). Admiro a Lady Gaga e só quero esclarecer isto” comentou Steve.

Ronsen também colocou em questão a opinião de um musicólogo, que também havia visto semelhanças entre as duas músicas. O advogado de Lady Gaga respondeu às queixas dizendo ser essa atitude, oportunista.

“Estão tentando ganhar dinheiro fácil às custas de uma artista de sucesso. É vergonhoso e errado”, assegurou o advogado da cantora.

O desfecho foi que o advogado de Gaga reuniu diversas opiniões de vários especialistas e as semelhanças entre ambas as músicas não foram consideradas significativas o suficiente para que fosse considerado o plágio.

“Já enviámos [ao advogado do músico] uma carta extensa com as conclusões de vários musicólogos de destaque, nenhum dos quais encontrou semelhanças significativas entre as duas canções. Mesmo o musicólogo a quem ele recorreu reconheceu que a progressão de três acordes [presente em ambas as músicas] é comum a muitas músicas anteriores à canção do seu cliente”.

Shallow, na verdade foi uma composição de Lady Gaga, juntamente com o compositor Mark Ronson (responsável por “Rehab” de Amy Winehouse”) para o filme “Nasce uma Estrela”.

Inicialmente a música seria cantada por Gaga e um dublador que faria a voz de Bradley Cooper, portanto, ela ao ouvir o ator cantando, conseguiu convencê-lo a fazer o dueto com sua própria voz, o que sabemos que deu super certo!

Gaga conseguiu até mesmo convencer Bradley Cooper à cantar e gravar a música sem playback na frente de mais de 2 mil pessoas. Como aquele momento seria único, Cooper pediu, como diretor do filme, para que Gaga aproveitasse o momento e se deixasse levar por ele. Mais tarde, Lady Gaga confessou que sentiu como se estivesse mesmo cantando para um grande público pela primeira vez.

 

The post “Shallow” é plágio? Conheça a história dessa música que hitou em 2019! appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/shallow-e-plagio-conheca-a-historia-dessa-musica-que-hitou-em-2019/
Compartilhe no Google Plus