Implante de microchip em animais será oferecido gratuitamente pela prefeitura do Rio

Mais uma notícia a ser muito celebrada por todos aqueles que se importam com o bem-estar dos animais: A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que vai oferecer gratuitamente a implantação de microchips em animais domésticos. A iniciativa integra o Programa Sisbicho, plataforma digital que viabiliza o Registro Geral de Animais (RGA) para o cadastro de cães, gatos e outros pets domésticos.

A medida, instituída pelo prefeito Marcello Crivella, é válida apenas para animais que já sejam castrados e visa garantir que cães e gatos comercializados ou doados tenham um microchip implantado.

Flávio Graça, que é médico-veterinário e superintendente de Educação Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio (Subvisa), disse que a implantação do chip de identificação é um procedimento rápido, quase indolor que não requer aplicação de anestesia. “O microchip é quase microscópico, cabe dentro de uma agulha que aplica o aparelho sob a pele”. explicou o veterinário.

Através do Sisbicho, os donos dos animais poderão fazer o cadastro online e gratuito dos animais domésticos com microchip, que terão carteira oficial de identificação com foto.
O registro contém dados como nome, raça, data de nascimento e o número do chip, que facilita o embarque dos bichos em voos e auxilia na localização de fugitivos, perdidos ou roubados.

A implementação da plataforma de cadastro de pets é uma parceria da Subvisa com a Empresa Municipal de Informática do Rio (IplanRio).

Os estabelecimentos que não aderirem ao cadastro e implementação dos microchips estarão sujeitos a multas, interdições e perda da guarda do pet, além de outras punições previstas na Lei Municipal 6435, que garante a proteção e o bem-estar aos animais da cidade

***

Redação CONTI outra. Com informações de Uol

Photo by Sharon McCutcheon from Pexels

The post Implante de microchip em animais será oferecido gratuitamente pela prefeitura do Rio appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/implante-de-microchip-em-animais-sera-oferecido-gratuitamente-pela-prefeitura-do-rio/
Compartilhe no Google Plus