Paratletas brasileiros terminam em primeiro lugar no quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos

Depois de se destacar em Lima com o segundo lugar no quadro de medalhas e a melhor campanha do país em Jogos Pan-Americanos, o Brasil voltou a quebrar recordes na edição deste ano do Parapan, que também aconteceu na capital peruana e se encerrou neste domingo, 1 de setembro.

Com 124 ouros e 308 medalhas no total, os brasileiros garantiram a liderança dos Jogos Parapan-Americanos pela quarta vez consecutiva e superaram a marca histórica do México no primeiro Parapan, em 1999, quando o país latino conquistou 121 medalhas de ouro e 307 no total.

Já com o primeiro lugar garantido, que veio com 66 medalhas de ouro a mais que segundo colocado Estados Unidos, o Brasil conseguiu bater o recorde mexicano no último dia do Parapan. Nas finais de bocha, badminton e ciclismo de estrada, os paratletas do país ganharam quatro ouros, duas pratas e três bronzes antes da cerimônia de encerramento, no domingo. A medalha que permitiu que o Brasil fizesse história foi a de ouro no ciclismo de estrada, vencida pelo paulista Lauro Chaman.

O esporte que mais premiou o Brasil foi a natação: foram 126 medalhas, 53 delas de ouro. Daniel Dias reforçou sua soberania em Parapans e saiu com seis ouros de Lima; aos 31 anos, o paulista nunca perdeu nenhuma das 33 provas que disputou na história da competição.

Ao fim do Parapan, o chefe da delegação brasileira Alberto Martins afirmou em entrevista: “O planejamento agora é para [as Paralimpíadas de] Tóquio-2020 e Paris-2024. A ideia é a gente estar sempre no top 10”.

 

Com informações de El País

The post Paratletas brasileiros terminam em primeiro lugar no quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/paratletas-brasileiros-terminam-em-primeiro-lugar-no-quadro-de-medalhas-dos-jogos-parapan-americanos/
Compartilhe no Google Plus