São Paulo terá primeiro espaço de arte imersiva da América Latina

Para aqueles que se interessam por arte, ou querem conhecer mais sobre o assunto, aqui vai uma ótima notícia: O Governador João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão anunciaram recentemente a criação do primeiro espaço de arte imersiva em São Paulo e da América Latina. Gerido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o espaço será construído em uma instalação de dois mil metros quadrados.

Sobre a empreitada, o Governador João Doria comentou: “O Museu da Imagem e do Som passa a partir de agora a ter uma nova dinâmica, seguindo uma trajetória de evolução no tempo e no espaço, incorporando uma extraordinária experiência do Marcos Mendonça a frente de todos os organismos que ele comandou, presidiu e dirigiu ao longo dos últimos quarenta anos”.

Inspirado no Ateliê des Lumière, de Paris, o local terá sistema de projeção com 150 projetores. Em um primeiro momento as exposições permitirão total imersão e interatividade, proporcionando uma experiência nova, atraente e educativa, com informações sensoriais que auxiliam no entendimento das obras.

“É um desafio que eu encaro com muito otimismo e alegria. Nós estamos vivendo o mundo da imagem, o mundo do som, e o museu é exatamente isso: o Museu da Imagem e do Som. Em consonância com o que acontece no mundo, ele pode estar desenvolvendo uma série de ações. Ele já vem desenvolvendo ações muito positivas, mas ele pode desenvolver ações mais fortes, que podem ganhar uma outra dimensão. O MIS tem que se espalhar no Estado de São Paulo”, declarou Marcos Mendonça.

O espaço de arte imersiva será inaugurado em novembro com a exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos”. No momento, ela está em exibição no Canadá e nos Estados Unidos. A mostra apresenta uma experiência imersiva multissensorial de 45 minutos, com seções sobre réplicas de arte renascentistas do artista italiano, assim como seus esboços anatômicos, máquinas inventadas a partir de seu conhecimento.

Além disso, há também uma animação em tamanho real da obra A Última Ceia e manuscritos de sua vida profissional. Os recursos para a exposição serão captados via Lei Rouanet e ProAC ICMS.

***

Redação CONTI outra. Com informações de Portal Mundo

The post São Paulo terá primeiro espaço de arte imersiva da América Latina appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/sao-paulo-tera-primeiro-espaco-de-arte-imersiva-da-america-latina/
Compartilhe no Google Plus