Descubra como seu filho se ajusta a um novo local escolar

Um ambiente escolar pode conter tantas novidades quanto mudar de uma cidade, pois um jovem precisa se adaptar aos novos horários, regras diferentes, outra rotina, professores com metodologias diferentes e amigos com outra cultura. É praticamente um outro território que pode aparentar ser assustador, chegando até criar pânico em algumas nas crianças. Por isso é tão importante que os pais acompanhem de perto essa nova fase no intuito de amenizar essa possível angústia nos seus filhos para que enfrentem essa nova etapa com segurança.

As crianças pequenas têm menos recursos emocionais para mudanças, pois tudo que é diferente e acontece longe dos pais as deixam inseguras. É interessante nunca fazer mudanças sem prepará-las, ir sempre junto ao visitar o local e conhecer as pessoas que trabalham ali.

Lembrando que as crianças pequenas têm menos preparo em relação as suas emoções para mudanças, pois tudo que é diferente e acontece longe dos pais as deixam inseguras.

Por isso é muito importante que as crianças estejam preparadas para essas mudanças e entenderem que toda essa troca de rotina foi pensando no melhor para elas.

Quais as principais queixas das crianças com essa mudança?

Os novos professores por mais que sejam ótimos profissionais pode deixá-los confusos junto com um ambiente não se sentem seguros de serem eles mesmo, é uma das maiores queixas. Por esta questão psicólogos dão ênfase na confiança que os pais têm que passar para seus filhos além de mostrar que para superar essa fase também depende muito destes jovens e que não estão sozinhos nessa nova fase e que ter esses sentimentos é algo normal e essa transição é algo de momento.

Como a tecnologia pode ajudar seu filho na mudança de escola?

Há casos que mesmo depois de algumas semanas tentando se adaptar ao novo ambiente ainda existe uma resistência. Pedagogos dizem que é importante ter um dialogo com uma orientadora e solicitar para ver o filho a qualquer momento no ambiente escolar. Porém com o uso da tecnologia é possível evitar que cheque nesse cenário.

Ter um aplicativo de agenda digital pode facilitar muito a vida no processo do seu filho. Pois o rendimento escolar pode cair nessa nova fase, e quanto mais organizado e mais informações os pais tiveram sobre o desempenho escolar melhor. Com a agenda fica muito mais fácil de acompanhar a rotina e as disciplinas que seus filhos têm, com isso estar mais presente e analisar aonde que ele precisa de mais atenção e ajuda na palma da mão.

Algo simples e que pode ajudar muito a aprimorar o conhecimento do seu filho é utilizar computadores e restrição de chamada para simular a abertura de uma empresa, pois com isso se adquire aprendizagem matemática financeira, empreendedorismo, marketing e controle de gastos. Pode ser feito com programas simples como o Excel, Word e Power point.

Faça uma análise para descobrir se seu filho está se ajustando

Com essas práticas simples é possível ter um retorno mensurável se seu filho(a) está gostando do novo ambiente, pois vai demonstrar mais interesse no aprendizado, vai querer compartilhar com os colegas as novas informações e como consequência se aproximar ainda mais de sua família. É possível integrar esses métodos todos juntos e ainda muito mais, basta saber utilizar a tecnologia ao seu favor.
***

Imagem de capa:

By wavebreakmedia
Royalty-free stock photo ID: 309238313
Sad pupil being bullied by classmates at corridor in school – Image
© 2003-2019 Shutterstock, Inc. All rights reserved.

The post Descubra como seu filho se ajusta a um novo local escolar appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/descubra-como-seu-filho-se-ajusta-a-um-novo-local-escolar/
Compartilhe no Google Plus