Este lindo ensaio fotográfico mostra que o envelhecimento não é um final triste

A fotógrafa Sibylla Ventura, 37 anos, há cerca de três anos é especialista em ensaios fotográficos com idosos. Ela é responsável pelo Projeto Relicário, no qual seu objetivo é resgatar a autoestima dos seus modelos e mostrar que envelhecer não é sinônimo de tristeza, nem é um final melancólico.

A ideia para o projeto surgiu após o falecimento de seu avô, em 2016. Dois meses antes, Sibylla havia feito o ensaio fotográfico de 60 anos de casados de seus avós. Quando seu avô adoeceu, a fotógrafa percebeu que o ensaio fora o último passeio que ele havia feito em vida.

“O meu avô quando mais novo era fotógrafo. Como ele sempre gostou de foto eu propus o ensaio simbolizando o amor e a união deles, e os dois concordaram. Como eu estava com alguns acessórios no carro, peguei corações e objetos para colocar em cena no Orquidário. Quando postei as fotos dos dois no Facebook, teve uma repercussão grande, todo mundo achou legal, por conta deles serem idosos”, conta a fotógrafa para A Tribuna.

A partir de então Sibylla se inspirou e decidiu levar alegria para os idosos do Lar Vicentino de Assistência à Velhice, em São Vicente. Ela já tinha visitado o Lar e havia refletido sobre como como é viver em uma casa de repouso. “Tive a ideia de criar o projeto. Fui conversar com uma amiga porque queria um nome forte, simbólico. E a gente cogitou Relicário, que porta relíquias mesmo”, relembra.

Idosos do Lar Vicentino no ensaio natalino do Projeto Relicário (Foto: Sibylla Ventura)

Até agora foram quatro ensaios feitos, desde 2016 até 2018. Neste ano, até o momento, realizou dois. Na ocasião, ela escolhe tema, figurino, e, se necessário, até monta cenários. Tudo para os idosos se tornarem o centro das atenções e dos flashs da câmera.

Ensaio do projeto Relicário no Lar Vicentino com tema circo (Foto: Sibylla Ventura)

“Eles se sentem especiais, é como se fossem estrelas. Ficam bem eufóricos também. No dia dos ensaios, junto de oito a dez voluntários da área da beleza. Os idosos ganham penteados, maquiagem e unhas pintadas. Antes, faço uma pesquisa do tema, procuro roupas em brechós, acervo pessoal, peço ajuda de familiares e amigos. E monto o figurino de todos”, explica a fotógrafa.

Idosos entram no clima dos ensaios. (Foto: Sibylla Ventura)

O momento de estar sendo fotografado e o resultado final posterior acaba instigando uma mudança de olhar para o idoso.
“Os ensaios temáticos servem para desmistificar um pouco essa ideia de que o idoso é ligado a tristeza, a angústia, principalmente quando a gente fala de um idoso que está em uma casa de repouso. Com os ensaios consigo extrair sorrisos, brincadeiras, alegrias… Por meio do projeto eu notei que muita gente passou a ver o idoso de outra forma, passou a compreender que o idoso não é um final triste”, pontua.

No dia do ensaio, a fotógrafa conta com a ajuda dos profissionais da casa de repouso; ela coloca uma música que tenha a ver com o tema e assim, faz os idosos se soltarem, à medida que consegue extrair mais sentimentos e expressões genuínas na fotografia.

Para Antônia Oliveira Gonçalves, de 92 anos, a Dona Antônia do Lar Vicentino, os ensaios fotográficos são motivos de felicidade. “Eu adoro, me sinto muito feliz”, afirma.

Ensaio com tema festa junina teve até barraca do beijo. (Foto:Sibylla Ventura)

Kelly Farias, 33 anos, assistente do Lar Vicentino, vê o Projeto Relicário como valorização da terceira idade. “As fotos traduzem a beleza e a expressão do doso. Quando comunicamos aos residentes sobre um novo ensaio eles ficam ansiosos e na expectativa do grande dia. A reação após o ensaio é de alegria e satisfação, eles sempre agradecem a oportunidade.”

A fotógrafa também registra o cotidiano dos acolhidos do Lar e já conseguiu expor seu trabalho na região, que contou com a presença dos idosos modelos. “O ano passado fiz ensaio documental e fiz duas exposições: uma no Miss [Museu da Imagem e do Som de Santos] que ficou um mês e depois Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente. Eles foram visitar, foi bem significativo”.

 

Com informações de A Tribuna

The post Este lindo ensaio fotográfico mostra que o envelhecimento não é um final triste appeared first on CONTI outra.



source https://www.contioutra.com/este-lindo-ensaio-fotografico-mostra-que-o-envelhecimento-nao-e-um-final-triste/
Compartilhe no Google Plus