Jornada Espacial em Natal conta com palestra do Astronauta Marcos Pontes

Imagem: G1
Estudantes e professores de diversas regiões do país vão participar da XII Jornada Espacial, que acontece entre os dias 8 e 12 de dezembro no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN). O evento é organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em conjunto com a AEB Escola, projeto pedagógico da Agência Espacial Brasileira (AEB). A programação contará ainda com a palestra do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que falará sobre a experiência na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). 

Os alunos, tanto de instituições públicas como de particulares, foram selecionados a partir do excelente desempenho que tiveram nas questões de Astronáutica da prova da XVII OBA realizada em 2014. A iniciativa tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pelas ciências espaciais, além de capacitar professores nas ciências aeroespaciais e em astronomia.

Segundo o professor João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, a jornada mostrará aos jovens detalhes e curiosidades dessa disciplina, além de possibilitar o melhor conhecimento do programa espacial brasileiro.

Os participantes vão conhecer as atividades do CLBI, entender o funcionamento dos veículos suborbitais, do balão meteorológico, aprenderão a interpretar dados de satélites e como funciona o GPS. Além disso, os professores terão atividades lúdicas de capacitação sobre o ensino da astronomia em sala de aula, como, por exemplo, elaboração e lançamento de foguetes de garrafa pet.

Quer participar? 
Para quem deseja ir a eventos ligados às ciências espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá as suas inscrições a partir de janeiro. A prova acontecerá no dia 15 de maio de 2015. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participar das Jornadas Espacial e de Foguetes.


Mais informações:

AEB Escola

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Compartilhe no Google Plus