Partiu férias!



Ocupação hoteleira poderá chegar a 85% nos destinos mais procurados para o recesso escolar de julho


Faltando dois meses para o início da temporada de férias escolares, o setor de turismo mostra otimismo em relação à movimentação de turistas no mês de julho. Para dar um panorama das expectativas do empresariado e dos destinos preferidos para este período, a Agência de Notícia do Ministério do Turismo consultou representantes das agências/operadoras de viagens, da hotelaria e sites de busca na internet.

Algumas opções internacionais como a Bolívia é uma dica do Diário Potiguar para viagem de férias.

E preparamos uma série de vídeos do nosso parceiro Bem Pra você para o Diário Turismo World Veja o primeiro Vídeo e abaixo dele mais informações e tendências para viagens nacionais:




A CVC, maior operadora de turismo da América Latina, com 1,2 mil pontos de venda espalhados pelo país, listou os 10 destinos mais procurados para as férias de julho. Oito deles são destinos de sol e praia e estão localizados na região Nordeste. Maceió, Fortaleza e Porto Seguro (BA) lideram no ranking geral. Os outros dois estão na região Sul, Gramado (RS), tradicional atrativo de inverno, e Balneário Camboriú (SC), que figura entre os mais procurados por estrangeiros que visitam o Brasil.

As representações regionais da Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH) dessas localidades confirmam a tendência. Em Maceió, a expectativa de ocupação dos hotéis em julho é de 72%; em Fortaleza, que realiza carnaval fora de época no final de julho, chega a 82%; e em Porto Seguro, com uma das maiores ofertas de leitos do país fora os grandes centros, a estimativa é de 90%. Para Gramado, a expectativa de ocupação na rede de hospedagem é de até 85% e em Balneário Camboriú, destino de praia e de negócios o índice chega a 65%.

"É um quadro animador. Mostra que se fizermos a coisa certa e dermos continuidade aos esforços de promoção dos destinos, reforçarmos os investimentos em infraestrutura turística, melhorarmos o ambiente de negócios, por exemplo, seremos mais competitivos e teremos resultados expressivos no fluxo doméstico e internacional", comenta o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

O site de buscas Melhores Destinos elegeu os destinos mais populares de cada região do país para a temporada de julho. Deu Bonito (MS), Morro de São Paulo (BA), Alter do Chão (PA), Tiradentes (MG) e Gramado (RS), presente em várias listas de preferências do consumidor. Neste ranking são citados ainda Fernando de Noronha, como dono dos melhores atrativos, e São Paulo, eleito o melhor destino gastronômico do país. Já no Skyscanner, site de pesquisas internacional, São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador aparecem como os cinco destinos domésticos mais populares nesta ordem.

A Associação das Agências de Viagens (Abav), com representação em todos os estados, registra que 65% dos pacotes comercializados no período são para destinos nacionais, mesmo em ano de Copa do Mundo. "Entre os domésticos, os mais demandados têm sido Maceió (AL) e Porto de Galinhas (PE), que concentram grande número de resorts e costumam ser mais frequentados por famílias. Esse é o principal perfil de público na temporada de julho", informa a associação.

Da lista dos destinos preferidos das próximas férias constam também Maragogi (AL), Recife (PE), Praia do Forte (BA), Porto Alegre (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Brasília (DF).

Com informações do Ministério do Turismo e Diário Potiguar