Educação bilíngue é tema de evento organizado pelo Governo Britânico

Ensino bilíngue está cada vez mais comum em escolas públicas e privadas. Nos dias 21 e 22 de outubro, evento em SP discute ferramentas e boas práticas para implementação do ensino bilíngue

Resultado de imagem para educação bilingue britanico
Imagem: Bw Contabilidade

A educação bilíngue se tornou uma tendência nas escolas no Brasil, bem como em outros países da América Latina. No Brasil, o ensino bilíngue tem sido adotado por um número crescente de escolas que o consideram um caminho para o protagonismo internacional e promoção de inovação no currículo e nas de prática de ensino.

O que é o evento?

Pensando nisso, o time de Educação do Governo Britânico no Brasil organiza o "Fórum de Educação Bilíngue". O evento acontece nos dias 21 e 22 de outubro em São Paulo e tem como objetivo discutir essa tendência, além de trazer casos de sucesso e a expertise britânica no setor de educação.

O Fórum contará com a participação de organizações britânicas que desenvolvem soluções para o ensino bilíngue que englobam a avaliação da proficiência dos alunos e professores, além de metologias e materiais didáticos impressos e digitais. O evento foca também na capacitação de professores, outro pilar importante para a implementação da educação bilíngue nas escolas.

O evento será dividido em duas partes: a primeira, uma mesa redonda voltada para a discussão de políticas públicas de educação bilíngue, trazendo a experiência das organizações britânicas com o desenvolvimento de programas nacionais na América Latina, como Panamá Bilíngue e Colômbia Bilíngue. A segunda parte, que será aberta ao público, apresentará ferramentas, serviços e produtos que o Reino Unido pode oferecer ao setor.

Como o Reino Unido pode contribuir?

O Reino Unido é mundialmente conhecido pela provisão de soluções de ensino da língua inglesa. Segundo a Cambridge Assessment English, 3,5 milhões de estudantes de 130 países estudaram para o certificado Cambridge em 2017. Além disso, o idioma de Shakespeare é considerado a língua internacional dos negócios e é a segunda mais utilizada ao redor do mundo.

“O Reino Unido oferece um grande leque de materiais de alta qualidade que cumprem diretrizes internacionais e que podem ser adaptados a todas as idades e níveis de proficiência. Além disso, oferece soluções personalizadas a países que desejam aperfeiçoar o ensino do idioma, ao combinar experiência e habilidades de instituições como Cambridge Asssesment English, British Council, Pearson, Oxford University Press, entre outras”, explica Bárbara Lotierzo, gerente da área de Educação da Embaixada do Reino Unido no Brasil.

Toda essa experiência pode ser vista nos mais de 100 anos de esforço por parte do Reino Unido em desenvolver, avaliar e elaborar processos nacionais e internacionais de aprendizado da língua, sendo que possui cerca de 570 centros de línguas credenciados.

Ensino bilíngue: por que é importante?

Embora a implementação do ensino bilíngue ainda gere dúvidas, a educação bilíngue se tornou uma tendência de mercado e é considerada um diferencial para diversas famílias brasileiras. Mais do que o aprendizado de uma língua estrangeira, o ensino bilíngue proporciona ao aluno diferentes possibilidades de imersão linguística e cultural. As escolas podem optar por abordagens diversas, como a utilização da língua estrangeira para o ensino de outras disciplinas curriculares, como matemática ou história, ou atividades que desenvolvem habilidades essenciais no século XXI, como tomada de decisões, resolução de conflitos, trabalho colaborativo, conhecimento de mundo e relações interpessoais.

Além de integrar o desenvolvimento de conteúdos e habilidades, a educação bilíngue amplia as opções dos estudantes em relação ao ensino superior, pois o domínio da língua facilita a sua entrada em universidades estrangeiras.

As inscrições para o evento já estão abertas. Para mais informações acesse: https://www.events.great.gov.uk/forumeducacaobilingue