O município de Pedro Avelino, assim como  os demais da Região Central está passando por sérias dificuldades de  água, devido a falta de manutenção na adutora Sertão-Central-Cabugi.
No caso de Pedro Avelino, o vereador  Francisco Agtônio Soares [DEM] visitou várias comunidades rurais e disse  que a dificuldade é muito grande.
Na cidade, segundo o vereador, está  havendo racionamento de água e nas comunidades rurais atendidas pelo  programa operação carro-pipa quase não chega água.
O vereador salienta que nas comunidades  rurais a situação é precária, principalmente nos assentamentos, onde  existem poços tubulares, devido a falta de manutenção, como é o caso do  Assentamento Novo Horizonte, que existem cinco poços e todos sem  funcionar.
“Nesses assentamentos existem  dessalinizadores que também estão quebrados e a mais de quatro anos.  Isso é inadmissível, estão brincando com a necessidade das famílias  carentes”, protesta Agtônio.
Segundo o vereador, buscar apoio das  autoridades competentes para amenizar o problema da falta d’água nas  comunidades rurais tem sido uma luta árdua. “Tenho visitado todas as  comunidades rurais de Pedro Avelino e as reclamações são grandes”, diz  Agtônio.
O vereador lamenta que nesta luta esteja  sozinho e falando em vão. “Ninguém tem se preocupado com a falta d’água  e principalmente com a vida das pessoas. Isso é profundamente  lamentável”, protesta.
A falta d’água em comunidades rurais e assentamentos se repetem em várias cidades da Região Central.
Fonte: Blog do Fogo Cruzado - Aclecivam