Williams aposta na dupla sul-americana Barrichello-Maldonado

PARIS (AFP) - Com a confirmação nesta quarta-feira de que o venezuelano Pastor Maldonado será piloto oficial da Williams em 2011, a equipe da Fórmula 1 terá uma dupla '100% sul-americana', já que seu outro piloto é o veterano Rubens Barrichello.

Maldonado entrará no lugar do alemão Nico Hülkenberg, para fazer a única dupla de pilotos latino-americanos do circo.

"É um prazer ter Rubens como companheiro de equipe. Ele é um piloto muito experiente. Posso aprender muito com ele. Será divertido, porque também é um sul-americano. Acredito que vamos ser uma equipe muito interessante", comentou Maldonado.

"Williams está fazendo um trabalho ótimo. É incrível poder estar aqui e fazer parte da equipe. É um sonho que se torna realidade".

Felipe Massa, que esta temporada decepcionou ao ficar apenas na sexta posição com sua Ferrari, e Barrichello, terceiro em 2009 e décimo em 2010, serão os latino-americanos com maior experiência e prestígio no 'paddock'.

Mas uma nova geração latino-americana está se firmando na F1, com os brasileiros Lucas Di Grassi (Virgin) e Bruno Senna (Hispania), e a chegada do mexicano Sergio Pérez (Sauber) e de Maldonado.

"A Fórmula 1 é o sonho de qualquer piloto jovem. Um sonho que se torna realidade para mim. Tenho consciência do grande desafio e da responsabilidade que isto representa", comentou Pérez ao anunciar seu contrato com a Sauber.

Maldonado e Pérez terão como principal desafio pontuar, algo que não conseguiram Di Grassi e Senna em 2010.