Transporte público é tema de escola de samba em Natal

         "Em minhas costas Natal carreguei, nas minhas rodas Natal levantei. Com o futuro eu sonhei!". O tema é da Escola de Samba Acadêmicos do Morro, que este ano chega ao seu 14º desfile e leva para a avenida no Carnaval 2011 a história do transporte público de Natal. A iniciativa chamou atenção do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal. "Essa homenagem mostra que a sociedade, principalmente dos bairros Rocas/Quintas, entende o serviço que o transporte coletivo presta, por isso, resolvemos abraçar a idéia", disse Augusto Maranhão, diretor de comunicação do Seturn.
 
O tema é inédito, e vai mostrar a importância e a influência do transporte coletivo em uma cidade como Natal, a idéia está sendo desenvolvida pelos carnavalescos do bairro de Mãe Luiza. Para o diretor de eventos da Acadêmicos do Morro, Paulo Sérgio, incentivos como esses engrandecem a valorização da cultura regional, já que esses bairros foram berços da sociedade potiguar. "Vamos fazer bonito na avenida", declarou.
 
O ponto alto do desfile está marcado para o momento em que surge a primeira linha de ônibus da capital potiguar. "Ela surgiu em 1966 e teve uma importância gigantesca para o desenvolvimento da nossa cidade. Era através dela que as parteiras de antigamente, por exemplo, se deslocavam para atender suas pacientes. Essa linha fazia o percurso Rocas-Quintas. Políticos, médicos e artistas da época pegavam esse ônibus. O trajeto hoje é considerado curto, mas antigamente era uma verdadeira viagem", conta o carnavalesco e vice-presidente da Acadêmicos do Morro, Dicarlos.
 
Entre comissão de frente, porta bandeira e destaques a escola irá mostrar, através da letra do seu samba-enredo, os primeiros conceitos de transporte coletivo da nossa região. Durante todo o desfile o tema será representado e a história do transporte coletivo será contada de forma detalhada. No encerramento o grupo preparou uma ala com carro alegórico que fará referência aos meios de transportes do futuro que, de acordo com a escola, deverão substituir os ônibus coletivos.
 
"Quando esse tema foi escolhido nós pensamos em narrar uma história que vem desde os tempos dos transportes rurais, que foram os primeiros 'coletivos' utilizados na cidade, até uma projeção futura dos veículos de transportes de massa. Claro que isso é uma visão futurista que a escola teve, mas que irá levar até o folião, que assiste o nosso desfile, como serão os ônibus espaciais utilizados no nosso dia a dia em um futuro distante", relata o carnavalesco.
 
Além de muitas surpresas, que só serão reveladas na hora do desfile, a diretoria da Acadêmicos adiantou alguns detalhes do grupo. "Todos os tipos de transportes estarão presentes no desfile, entre eles os famosos bondes, que fizeram história em Natal por cerca de 50 anos", conta Dicarlos.
 
 
Acadêmicos do Morro faz parte da Chave A das escolas de samba de Natal, e em 2009 foi vice-campeã do carnaval.

Além de apoiar diretamente o desfile, o Seturn também está ajudando na elaboração de um show que acontecerá na quadra de esporte do bairro de Mãe Luiza e que está sendo promovido pela Acadêmicos do Morro.
 
Com informações da Mixmidia