Apodi comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

                O Centro de Atenção Psicossocial de Apodi (CAPS) comemora hoje 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A importante data é símbolo da Luta Antimanicomial (18 de Maio), surgiu no final da década de 1980 com a articulação entre profissionais de saúde, estudantes, usuários dos serviços de saúde mental, familiares e movimentos sociais.

Segundo a Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Apodi, Cyntia Vanessa, o objetivo desse dia foi estabelecer um marco histórico baseado no lema: "por uma sociedade sem manicômios".

"Em Apodi, estaremos realizando uma palestra no CAPS com os técnicos do serviço e usuários em parceria com as educadoras em saúde do município, as enfermeiras Liegia e Edsonara", finaliza Cyntia Vanessa.

O CAPS é um serviço de atenção psicossocial que presta atendimento aos pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas (álcool e drogas).

O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 7h às 13h. Durante o período que permanecem na unidade os pacientes recebem café da manhã e almoço.

 

 


 

CAPS de Apodi realiza atividade em comemoração ao Dia das Mães

 

APODI – O Centro de Atenção Psicossocial de Apodi (CAPS) realizou uma vasta programação em comemoração ao mês de mães com a realização de palestra sobre direitos da mulher e informações sobre Lei Maria da Penha, ministrada pela secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial, Itamara Isis e técnica da secretaria, assistente social Isiane com a técnica de relaxamento.

O evento ainda contou a realização de peça teatral as terapeutas Luzia (enfermeira) e Jurema (psicopedagoga): reflexão da música MULHER (SEXO FRAGIL) - ERASMO CARLOS. Vários depoimentos de usuários do CAPS e familiares; poesias escritas por usuários sobre as mães; homenagens as mães com distribuição de flores e chocolates.

A confraternização foi encerrada com a realização de um almoço servido a todos os pacientes e familiares em comemoração ao Dia das Mães.

"Realizamos junto com os pacientes um trabalho de reflexão sobre a importância das relações familiares", comentou a psicóloga, Cyntia Vanessa - Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Apodi.

O CAPS de Apodi é uma unidade que trata e cuida de pessoas com transtornos mentais graves, persistentes, principalmente egressos de hospitais psiquiátricos bem como usuários de álcool e outras drogas que necessitam de cuidados intensivos com equipe multiprofissional, através de oficinas terapêuticas, atendimentos individuais e psicoterapia de apoio.

 

 


EQUIPE TÉCNICA DO CAPS I

 

CYNTIA - PSICOLOGA E COORDENADORA;

JULIA -ASSISTENTE SOCIAL;

LUZIA - ENFERMEIRA;

JUREMA - PSICOPEDAGOGA;

ALÉCIA - EDUCADORA FISICA;

DO CARMO - TECNICA DE ENFERMAGEM;

ADRIANA - RECEPCIONISTA;

MARILIA E SOCORRO - ASD;

DR. ERNANE - MÉDICO;

SABINO - FARMACEUTICO;

IRINALDO - APOIO E MUSICO