Prefeitura de Apodi compra três tratores para o Programa Corte de Terra

APODI – Dentro das políticas de incentivo e valorização do homem do campo, a Prefeitura Municipal de Apodi entregou terça-feira (28), mais dois tratores novos, da marca New Holland para reforça o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.


Os dois tratores serão usados no programa Corte de Terras mantidas pela municipalidade e que anualmente atende a centenas de pequenos produtores rurais. A solenidade de entrega das duas novas maquinas aconteceu  durante evento de prestação de contas do Programa Corte de Terra pela prefeita, Goreti Silveira Pinto (PMDB) e o secretario de Agricultura, Elton Rosemberg,, junto aos agricultores na  Casa de Cultura Popular durante toda manha de terça-feira.


O evento contou com as presença de  representantes de setenta e oito associações do município de Apodi, durante o evento a prefeita Goreti Pinto fez questão de prestar contas das ações da sua administração em todos os setores, principalmente no campo da agricultura, destacando o Programa Corte de Terras.


De acordo com a prefeita, Goreti Pinto,  através do Programa Corte de Terra a Prefeitura do Apodi conseguiu preparar uma área de 7.044 Hectares de terra cortada totalizando assim 4.672 horas de trator que beneficiou 2.348 famílias, sendo que R$114.000,00 fora com recursos próprios e RS 30.000,00 com o apoio da Petrobras pelo Programa Terra Pronta, totalizando R$ 144.000,00.


"Hoje estamos entregando ao programa mais 02 tratores TL75, totalizando um total de 03 maquinas agrícolas adquiridas somente no ano de 2011", destacou a prefeita.

 

Prefeita Goreti Pinto lança Programa Avicultura Forte

 

A Prefeitura Municipal de Apodi também fez o lançamento do Programa Municipal Avicultura Forte, que beneficiará cerca de 240 produtores do município.


O programa visa  estimular a organização e o desenvolvimento da cadeira produtiva da avicultura extensiva de corte e postura nas comunidades rurais do município, visando com isso contribuir para melhoria da qualidade de vida e a permanência das famílias no campo.


Segundo Goreti Pinto, o Programa AVICULTURA FORTE, estará presente nas quatro regiões do perímetro rural apodiense e será desenvolvimento em parceria com as associações comunitárias, cooperativas e sindicatos. Inicialmente  atender a 240 famílias, repassando entre os meses de Julho à Dezembro desse ano, a quantidade de 24.000 (vinte e quatro mil) pintos de corte/postura para as famílias beneficiárias.


O Avixcultura Forte introduzira no comércio apodiense e através de programas governamentais um volume de 32.4000 kg de carnes de aves caipiras/18 mil aves; Produzir a partir do 9º mês de programa um volume mensal de 54.000 unidades de ovos de aves caipiras e assim incrementar na economia local um volume de recurso trimestral de 310 mil reais; Gerar uma renda familiar de 550 reais por família. 


No final do evento a prefeita falou da chega do Programa Balde Cheio que é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.


  O Balde Cheio funciona através de capacitação e da troca de informações que acontecem na propriedade rural, que se torna uma sala de aula, chamada de unidade demonstrativa (UD). Além disso, a programação inclui aulas teóricas, tanto a extensionistas como a produtores.