Da horta para a merenda escolar



Preparar a terra, semear, regar e colher. Estudantes da Escola Municipal João Gomes, no bairro da Liberdade, saborearam na manhã de hoje, 19, uma merenda diferente: com produtos colhidos direto da horta montada pelos 60 alunos que participam do Projeto Horta Escolar, desde o início desse ano.

Com a coordenação da vice-diretora Carlina Augusta, os alunos estavam eufóricos para ver o resultado do trabalho. “Nós que plantamos o coentro e hoje vamos experimentar a verdura na sopa”, disse Evanoel Souza Dantas, 10 anos, aluno do 5º ano.

A merendeira Nelcivan do Nascimento Farias, 54 anos, e 24 anos na profissão foi a responsável pela preparação da famosa sopa de carne. “Tudo fresquinho, direto da horta é muito bom. A satisfação em prepara-la é muito maior”, comenta a servidora que atua na escola há 19 anos.

Carlina Augusta explica que diretamente participam do programa 60 alunos do 4º e 5º anos, mas indiretamente todos os 600 estudantes da escola são beneficiados. “Em breve estaremos colhendo o tomate e a couve. A idéia é fazer com que mais estudantes participem desse projeto”, comentou a vice-diretora.