São Gonçalo supera meta com 95% dos cães e gatos vacinados

O sábado (14) foi de vacinação de cães e gatos em São Gonçalo do Amarante. A Secretaria de Saúde do município montou 22 pontos de atendimento para receber os animais conduzidos por seus donos. O trabalho envolveu mais de 60 profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, entre agentes de endemias, técnicos e pessoal de apoio.
O Dia D da Campanha de Vacinação Anti-rábica aconteceu em todo o país, mas em São Gonçalo a distribuição das doses da vacina contra a raiva foi iniciada no último dia 13 de agosto no trabalho de imunização da população canina e felina nas comunidades mais afastadas da zona rural. No dia de mobilização o atendimento se concentrou na zona urbana, onde está a maior parte dos cães e gatos.
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo tomou como meta atingir a imunização de 80%  dos 15 mil animais (cães e gato), número real do último inventário realizado pelo órgão, mesmo o Ministério da Saúde ainda não tendo atualizado a informação para esta campanha. Mais uma vez a equipe Coordenadoria de Vigilância em Saúde bateu a meta, sendo 13.109 cães e 1.817 gatos, o que equivale a 95% do total. No ano de 2012, o município recebeu da Coordenação em Vigilância do Estado um certificado de congratulações por ter sido o único do Rio Grande do Norte a vacinar mais que o nível obrigatório.
De acordo com os dados lançados no sistema do Ministério da Saúde, São Gonçalo, até o momento, foi o único município que conseguiu superar a meta. Para Márcia Soares, coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, o resultado é fruto do trabalho em parceria. "Parabenizamos todos os envolvidos neste processo, principalmente os agentes que trabalham diretamente na vacinação, por que se trata de um esforço conjunto. Agradeço o apoio total oferecido pelo prefeito Jaime Calado, que também é médico e sabe da importância da imunização, e destaco ainda a participação essencial da Secretaria de Comunicação e Eventos que fez um ótimo trabalho de divulgação, certamente decisivo na superação da meta inicial", enfatizou Márcia.
Por Marília Costa
Fotos: Isaías Carlos