16ª Festa do Bode será aberta nesta quinta-feira em Mossoró

     
 Tradicional evento do calendário anual de exposições, a 16ª edição da Festa do Bode de Mossoró será aberta nesta quinta-feira (7) no Parque de Exposição Armando Buá, o Mercado do Bode, em Mossoró. O evento, realizado pela  Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Prefeitura de Mossoró, Ancoc e Sebrae, terá na ocasião o lançamento pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o convênio para Assistência Técnica e Extensão Rural a médios produtores do Semi-árido Potiguar, com investimento de R$ 1,3 milhão. A festa será encerrada no domingo (10). 

         A Festa do Bode terá disponíveis linhas de financiamentos rurais do Banco do  Nordeste e Banco do Brasil para aquisição de animais, ração e máquinas agrícolas. A expectativa dos organizadores e criadores é de bons negócios, a exemplo do que ocorreu com a Exposição Agropecuária do Seridó, realizada em  maio em Caicó, que movimentou mais de R$ 7 milhões em vendas e financiamentos rurais. 

         Todos os órgãos vinculados a SAPE irão participar da exposição. O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RN) realizará oficinas e amostras de produtos adquiridos pelo Programa Compra Direta, como acontece todos os anos. Já a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) participará com os programas de ensilagem, fenação e avicultura caipira. 

         O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) estará garantindo a vigilância sanitária do evento. A EMATER e o IDIARN estarão promovendo, inclusive, na sexta-feira (08/08) palestras técnicas na UFERSA. 

         Durante o evento, o Governo do Estado comemora a reclassificação do Rio Grande do Norte pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como área livre da febre aftosa com vacinação, o que ocorreu no final do mês de maio, após mais de treze anos.

         De acordo com o secretário da Sape, Tarcísio Bezerra Dantas, já estão confirmadas a participações de criadores de outros estados como Pernambuco e Paraíba. "Estamos confiantes que a Festa do Bode nos proporcionará a realização de excelentes negócios, reflexo da animação dos criadores pelo retorno das chuvas, a organização prévia da Exposição e as facilidades de financiamento dos bancos", declarou. 

         A festa do Bode terá, ainda, estandes comerciais, de artesanato, apresentações artísticas e o melhor da culinária do regional, com destaque para a realização do festival gastronômico, onde serão julgados pratos exóticos feitos com carne de caprinos e ovinos. Os participantes poderão assistir ao desfile e aos julgamentos de animais de elevada genética, onde o Rio Grande do Norte se destaca como um dos estados com  os melhores selecionadores de bovinos, notadamente na raça Guzerá, tendo ainda julgamento das raças Pardo Suíça, e de caprinos e ovinos, acontecendo simultaneamente em pista distintas. 

         Além do julgamento de animais, torneio leiteiro, estandes, festival gastronômico e feira de máquinas e implementos agrícolas, um dos destaques da exposição será a realização do Leilão Mossoró Terras da Liberdade, da EMPARN e convidados, sendo uma excelente oportunidade para os criadores adquirirem animais de elevada genética em 20 (vinte) vezes sem juros, devendo está disponíveis cerca de 40 lotes de bovinos e caprinos. 

         A Exposição Agropecuária de Mossoró conta com o apoio da FAERN, EMATER, EMPARN, IDIARN, ANORC, UFERSA E ASCOM.  

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Imagem: Divulgação