Prefeitura do Natal inaugura o CMEI da Comunidade da África

Imagem: Adrovando Claro

O prefeito Carlos Eduardo, a secretária municipal de Educação (SME), professora Justina Iva e o secretário municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturante (Seharpe), Homero Grec inauguram nesta sexta-feira (17/04), às 17h as novas instalações do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Terezinha Linhares, na comunidade África. O CMEI integra o projeto de urbanização da África, que estava paralisado há quatro anos e foi retomado no início de 2014. 

O novo prédio do CMEI Terezinha Linhares, que funcionava em um imóvel alugado desde 2006, foi totalmente construído em um novo espaço e vai ampliar o atendimento de 170 para 240 crianças. O projeto e a execução da obra foi realizado pela Seharpe com recursos no valor de R$ 529.135,57 oriundos do Ministério das Cidades, numa parceria entre a Prefeitura do Natal e a União.

A unidade de ensino funcionará na Travessa Padre José, na Comunidade da África, no Bairro da Redinha, zona Norte de Natal. A estrutura física do novo CMEI conta com seis salas de aulas, dessas, duas contam com área para banho e repouso; dois banheiros infantis; dois banheiros acessíveis; cozinha com despensa; lavanderia; depósito de material de limpeza; sala para professores; sala da direção; almoxarifado; refeitório; casa de gás; área de serviço; e estacionamento com seis vagas externas, sendo uma acessível.

O centro municipal Terezinha Linhares atenderá crianças na faixa etária dos dois aos cinco anos de idade, com turmas de níveis I ao IV. Nessa faixa da educação infantil, há uma ênfase no desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo das crianças. A instituição vai contar com o trabalho de doze professores, seis auxiliares de salas, um assistente de secretaria, uma merendeira, duas auxiliares de cozinha, quatro auxiliares de serviços gerais, quatro vigias e um coordenador pedagógico.

 As turmas de níveis I e II vão funcionar em tempo integral, das 07 às 16 horas e os níveis III e IV em tempo parcial, das 07 às 11h e ou das 12 às 16h.

A diretora do Terezinha Linhares, Ana Cristina da Fonseca Lino explicou que a primeira sede da creche funcionava em uma casa alugada desde 2006 e a entrega do prédio novo é a realização de um sonho. "Há dois anos exerço a função de gestora desse CMEI, mas sou moradora da comunidade e acompanhei todo o projeto de construção da nova sede através da associação de moradores. Finalmente realizamos o sonho de recebermos uma unidade educacional novinha para as nossas crianças".

Assessoria