Com "Aviões" LG planeja aumento de vendas no Norte e Nordeste

Imagem: Divulgação
Parceria da LG com a banda Aviões do Forró tem como objetivo reforçar o conceito de festa em casa com mini systems da LG e também sua presença no Norte e Nordeste


O anúncio de uma parceria com uma banda nem parece assunto de tecnologia, mas é. Principalmente quando se observa o tamanho do segmento de mini systems no Brasil. É claro que essa categoria de áudio em nada se compara aos mercados de smartphones e televisões mas, para a LG, é um nicho que importa, especialmente porque a empresa já é líder e porque os mini systems representam 52% deste mercado.

Citando dados da consultoria GFK, Fernanda Summa, gerente geral de marketing da LG Brasil, explicou, em conversa com o iG, que o segmento de aúdio movimentou R$ 2,1 bilhões em 2014, e que a LG fechou o mesmo ano na liderança em mini systems, com 28,7% de participação de mercado. De acordo com a executiva, o objetivo da parceria com a banda Aviões do Forró é justamente preencher uma lacuna que existia na liderança da LG nos estados do Norte e Nordeste.

Conforme Fernanda, 41% dos consumidores de mini systems estão nessas regiões. Além disso, segundo pesquisas da LG, os clientes interessados neste tipo de produto são jovens, pertencentes a classe C, grandes fãs de música, especialmente de Forró e logo em seguida de Axé. Perguntada sobre uma possível rejeição dos estilos em outras partes do País, Fernanda lembrou que existem redutos de fãs de forró em todos os cantos do Brasil, inclusive em São Paulo, estado que concentra uma grande população de nordestino e nortista. 

"As pessoas compram esse tipo de produto para fazer festa em casa. Para ostentar, fazer barulho. No final de semana, elas colocam na frente de casa e fazem uma festa na rua. Esse tipo de produto de alta potência é muito desejado", conta Fernanda Summa. A LG conta hoje com sete aparelhos na categoria de mini systems, três de entrada, que começam com 520 watts de potência, passando por dois produtos médios, na casa dos 1.000 watss, e mais dois de alta potência, chegando a 2.800 watts. Os preços variam de R$ 599, para o modelo de entrada, até R$ 4.299, no caso do modelo top de linha, o X Boom Pro CM9940. Os preços podem parecer altos, mas comparados aos de smartphones top de linha são até mais baratos. "Sem contar que o cliente parcela", como bem lembrou Fernanda Summa.

Produto de maior destaque na noite desta terça-feira (5), quando a parceria foi lançada, o X Boom Pro CM9940 tem duas caixas de som e dois subwoofers que, juntos, medem 1,20 metros de altura. O principal diferencial desse produto, de acordo com a LG, é o main set, que parece com uma mesa profissional de DJ e que conta com a função Pro, ou seja, permite que o cliente insira efeitos em dois estilos nas músicas: Festa e Futebol. 

Além disso, o CM9940 possui o botão Smart DJ, que reproduz as músicas sem intervalo e que também adiciona efeitos como de House e Eletro automaticamente enquanto a música toca. Outra função é de DJ Effect, que permite ao cliente usar o jog dial (botão de navegar na música) para fazer efeitos de scratch (tipo de disco arranhado) ou ainda inserir outros efeitos tradicionais de DJ. O X Boom Pro CM 9940 também vem com luzes de LED nas caixas acústicas, chamadas X-Flash, que psicam em quatro velocidades diferentes para ajudar a dar um clima de festa ao ambiente. O mini system possui conexão NFC e Bluetooth e duas entradas para pendrive que inclusive permitem que o usuário grave músicas de um para o outro. 

A primeira das ações com a banda Aviões do Forró é uma promoção na qual consumidores que comprarem um Mini System X Boom Pro, seja o CM9940, de 2.800 watts de potência, ou o abaixo dele, o CM9740, e 2.600 watts de potência, ganharão um par de ingresso para assistir um show da banda. Para participar é preciso se cadastrar no site e então escolher o estado do show: Pará, Amazonas, Paraíba, Bahia, Pernambuco ou Ceará. 

IG