Governador em exercício participa de reunião do PPA Participativo em Natal



O governador em exercício, Fábio Dantas, participou na manhã desta sexta-feira (26) da 10ª reunião territorial de elaboração do Plano Plurianual 2016-2019. O encontro, realizado na Escola de Governo, reuniu representantes de vários segmentos dos municípios de Natal, Macaíba, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante.

Esta reunião territorial encerra a segunda etapa de um roteiro do planejamento participativo para o PPA, que está sendo debatido em cinco etapas. Na primeira, o Governo estabeleceu diretrizes e colheu informações relevantes para o planejamento. Nessa segunda etapa acontece a consulta à população, que apresenta demandas e estabelece prioridades. Em seguida a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) organiza a formatação técnica do Plano. A quarta fase é o envio do PPA Participativo à Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados. Por fim, o Plano é mais uma vez debatido e aprovado.

Para o governador em exercício, Fábio Dantas, esse é um passo importante para ajudar a construir um Estado melhor. "Esse o primeiro passo de muitos de uma multiplicação de cidadãos norte-rio-grandenses que colaboram com o futuro do nosso estado, futuro que passa por esse planejamento. E sei que em breve vamos ter a democracia plena, com a participação democrática do cidadão nas decisões financeiras do Estado".

Pela primeira vez a sociedade potiguar é convidada a participar da construção desse Planejamento através de Encontros Territoriais e de Pesquisa Interativa. A equipe da Secretaria de Planejamento e das Finanças percorreu nas últimas semanas todos os territórios do Estado, consultando e oportunizando a participação social na elaboração do Plano. Essa consulta tem como objetivo conhecer a percepção do cidadão sobre o seu território e, ao mesmo tempo, ouvi-lo na eleição de prioridades e sugestão de ações para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Os territórios percorridos foram: Agreste e Litoral; Sertão do Apodi; Alto Oeste; Assu-Mossoró; Potengi; Trairi; Mato Grande; Seridó; Sertão Central Cabugi e Litoral Norte; e Terra dos Potiguaras.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Gustavo Nogueira, "é um momento importante, momento de se relacionar com a sociedade. Governar permitindo a participação de todos".

O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento estratégico de planejamento público, onde são indicadas as diretrizes, programas, objetivos, metas e iniciativas que serão alvo dos esforços do governo no seu período de vigência, que é de 4 anos (2016-2019). No Rio Grande do Norte, o PPA inicia uma nova etapa no planejamento estadual, assumindo um caráter mais estratégico e inaugurando uma forma direta de participação social.

Também participaram do encontro o deputado estadual Fernando Mineiro, representando a Assembleia Legislativa; o vereador Hugo Manso, representando a Câmara dos Vereadores de Natal; os secretários de Estado da Semarh, Mairton França; da Seara, Raimundo Costa; da Educação, Francisco das Chagas; do Esporte e Lazer, George Câmara; das Relacões Institucionais, Hudson Brito; das Políticas para as Mulheres, Maria Teresa Freire; a secretária Adjunta da Sethas, Maira Almeida; e representantes da Prefeitura de Natal, do Sebrae, do Banco do Brasil, do TCE/RN, de Movimentos Sociais; de Associações, de Federações de Sindicatos, de Conselhos Municipais e Estaduais, de Igrejas, da Polícia Civil e Militar e de órgãos estaduais da Administração Direta e Indireta.

Fotos: Rayane Mainara