Coloração azulada nos olhos dos cachorros pode ser sinal de problema

Se o seu cão apresenta uma coloração azulada no olho, ele precisa de cuidados médicos. A alteração na cor dos olhos do animal acontece principalmente quando o endotélio, quarta camada que compõe a córnea, está lesionada. Esta região do olho é responsável pela transparência da córnea, o que vai garantir uma visão excelente, mas se houver danos no local, o edema de córnea vai deixar o olho azulado, assim, o animal não enxergará nitidamente.

Segundo Dr. Fábio Marinho, do Hospital Veterinário de Natal, a doença pode ser provocada por diversos motivos "Este fenômeno pode acontecer devido a processos inflamatórios nos olhos provocados por doenças sistêmicas". Entre as enfermidades mais preocupantes estão a hepatite infecciosa, uveite e glaucoma. No último caso, o tratamento deve ser feito com urgência, pois pode causar cegueira no pet. "Em um grau mais avançado, o olho azul pode levar o animal a esbarrar em objetos, paredes ou demonstrar insegurança ao descer escadas" complementa o médico.

Para tratar o pet, é preciso descobrir o motivo causador da doença. Em cada caso, um tratamento específico é realizado. Por isso, é necessário fazer exames com profissionais especializados em oftalmologia veterinária. "O quanto antes a causa do olho azul for descoberta, melhor. Assim é mais provável diminuir os danos da visão do animal" explica Fábio Marinho. O médico afirma ainda que o tratamento para as doenças causadoras do olho azul estão cada vez mais eficazes e que em torno de cinco anos o transplante de córnea de animais será uma realidade no Brasil.

Dr. Fábio Marinho está à frente do Hospital Veterinário de Natal em parceria com o seu irmão, Fabrício Marinho, também veterinário. O médico é mestre em clínica cirúrgica, com área de atuação em oftalmologia veterinária na Unesp Jaboticabal. O Hospital Veterinário de Natal conta com a melhor equipe de especialistas veterinários do estado e completíssima estrutura de pronto-socorro e exames com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas, centro cirúrgico, etc.

O HVN possui clínica médica, cirúrgica e traumatológica e oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria com capacidade para receber até 50 animais, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração.

Assessoria