UPA Potengi é inaugurada e vai prestar cerca de 500 atendimentos/dia

"Meu neto Gabriel, de 3 anos, tem problema de asma, e antes quando ele tinha uma crise a gente tinha medo de não chegar a tempo dele ser atendido. Mas agora esse aperreio acabou, nós temos uma UPA novinha para atender a população aqui da zona Norte". A declaração é da dona de casa Ana Maria Pereira da Silva, que foi prestigiar a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento José Jorge Maciel - UPA Potengi, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (04).

A UPA terá atendimento 24 horas de clínica médica adulto e pediatria, com capacidade média de 500 atendimentos por dia, e vai resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A Unidade oferecer raio-X, eletrocardiografia, pediatria, pequenas cirurgias (sutura), laboratório de exames, nutrição, serviço social e leitos de observação. O atendimento funcionará com o mecanismo de acolhimento com classificação de risco, seguindo o Protocolo de Manchester.

Para a construção da UPA Potengi foram investidos R$ 2.115.000,00, com recursos próprios do município e do Ministério da Saúde. O prefeito Carlos Eduardo, que participou da inauguração da UPA ressaltou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Saúde. "Com muito esforço e trabalho nós estamos inaugurando a UPA do Potengi. Uma unidade com uma estrutura muito boa que vai atender a população da zona Norte de Natal. Nós já reformamos, ampliamos e climatizamos 16 unidades de saúde e outras 20 estão passando por esse processo e serão entregues até o final do ano. Além disso, estamos construindo oito novas unidades de saúde em Natal", disse o prefeito Carlos Eduardo. O chefe do Executivo municipal destacou ainda a entrega da Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto na próxima terça-feira (08) e maio a Unidade de Pronto Atendimento de Cidade Satélite.

A UPA Potengi tem 12 leitos de observação na Sala Amarela e três leitos na Sala Vermelha, além de quatro leitos de observação de pediatria. A partir das 7h da manhã deste sábado (05), a UPA contará com cinco médicos por plantão de 12 horas, sendo três de clínica médica e dois de pediatria. Ao todo, mais de 200 servidores trabalharão na unidade.

A UPA José Jorge Maciel é classificada pelo Ministério da Saúde como sendo de Porte II, com possibilidade de expansão, podendo a se transformar em uma UPA Porte III, e com isso passando a ter até 20 leitos de observação e atender uma média de 450 pacientes por dia. 

A dona de casa Suerda Ribeiro, 29 anos, ficou encantada com a estrutura da UPA. "Gostei demais dessa UPA. Ela é grande, bem estruturada e, se Deus quiser, vai atender muito bem a gente que precisa da saúde", disse Suerda que é moradora do Conjunto Nova Natal.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, destacou a estrutura da Unidade, que proporcionará conforto e aos usuários e servidores.

"A UPA Potengi vai agilizar os quadros clínicos dos pacientes que necessitam da urgência. É mais uma demonstração, independente de crise, do compromisso da Prefeitura em promover melhor qualidade de vida à população e priorizar a saúde pública", disse Luiz Roberto Fonseca.

A Unidade de Pronto Atendimento José Jorge Maciel - UPA Potengi, está localizada na Avenida Nosso Senhor do Bonfim, s/n, no bairro Potengi.

Homenageado

A UPA Potengi leva o nome do médico José Jorge Maciel, natural do município de Macaíba e que tem uma história de serviços prestados ao povo do RIo Grande do Norte. Estudou na Faculdade de Medicina da Bahia. Após formado, o médico radiologista  foi diretor do Sanatório Getúlio Vargas, além de exercer o cargo de secretário estadual de Saúde durante o governo Dinarte Mariz. E foi prefeito de Macaíba durante o período de 1953 a 1958.

"Agradeço emocionado ao prefeito Carlos Eduardo, a escolha do nome de meu pai, José Jorge Maciel, para esta importante unidade de saúde. Por seu amor à medicina, por sua sensibilidade social que o aproximava e identificada com as classes mais humildes e carentes da população, por seu espírito pioneiro e inovador, posso assegurar que, se vivo fosse, o meu pai se sentiria imensamente honrado com esta homenagem", disse Olímpio Maciel, filho do homenageado.

ASSESSORIA