Vacinação garante saúde e vida longa aos pets


Ter um animal de estimação exige grande responsabilidade e a primeira preocupação dos tutores deve ser com a vacinação, indispensável para manter a saúde e longevidade do bichinho. De acordo com o Dr. Fabrício Marinho, do Hospital Veterinário de Natal, cães e gatos devem ser vacinados a partir dos 40 ou 45 dias de vida. No entanto, o tempo propício para a vacinação pode variar. "Em algumas raças que são mais suscetíveis a adquirir certas enfermidades contagiosas podemos, sim, começar com vacinação nos seus 30 dias de vida", explica o veterinário. É importante que o tutor esteja atento às necessidades da raça do seu pet.

As vacinas mais comuns para os cães são as polivalentes, também chamadas V8 ou V10. Protegem de vírus que causam doenças letais como cinomose e parvovirose. Eles também devem receber a dose da antirrábica, gripe e giárdia. Já os gatos, além da antirrábica, devem tomar a V4 e V5 que protegem de enfermidades como clamidiose e leucemia felina. O Dr. Fabrício ainda lembra que durante a execução das vacinas os animais não devem sair de casa ou ter contato com outros bichos não vacinados. "O sistema imunológico está muito baixo e, mesmo durante o protocolo, os pets ainda estão suscetíveis a doenças".

Dr. Fabrício Marinho, junto com seu irmão Fábio Marinho, está à frente do Hospital Veterinário de Natal. Os veterinários-irmãos voltaram para Natal depois de quatro anos de especialização nos maiores centros de veterinárias referência do País – Unesp – Jaboticabal (São Paulo) e Viçosa (Minas Gerais). Fabrício Marinho é mestre em clínica médica com áreas de atuação em cardiologia veterinária e atualmente faz doutorado em clínica médica. Já o doutor Fábio Marinho fez residência em clínica médica e cirúrgica na Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais) e é mestre em clínica cirúrgica, com área de atuação em oftalmologia veterinária na Unesp Jaboticabal.

Inaugurado em outubro de 2013, o Hospital Veterinário de Natal conta com a melhor equipe de especialistas veterinários do estado além de completíssima estrutura de pronto-socorro e exames, com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas, centro cirúrgico, etc. Além de clínica médica, cirúrgica e traumatológica, o HVN oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria com capacidade para receber até 50 animais, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração como ecocardiograma, ultrassonografia, radiologia digital, eletroretinografia, eletrocardiografia e holter.

Assessoria