Troféu dos Campeões - Futebol Francês 2016: Paris Saint Germain X Lyon (4X1)

Foto: Silvia Ponchon
Aconteceu no último Sábado (06.08.2016) o Troféu dos Campeões (Trophée des Champions) que ocorre uma vez por ano entre os campeões da Liga 1 Francesa e da Copa da França. Como o Paris Saint Germain foi o campeão dos dois campeonatos (temporada 2015-2016), o segundo colocado da Liga 1 (Lyon) disputa o título. Este foi o primeiro campeonato oficial antes do início da Liga 1 francesa.

Pela primeira vez o campeonato foi disputado em um país fora da França. A Áustria foi o local escolhido e a cidade de Klagenfurt (já conhecida por sediar campeonatos internacionais de voley de praia) foi sede da edição 2016 do Troféu dos Campeões.


Embora o time do Lyon seja o que coleciona mais vitórias neste campeonato, o Olympique Lyon, com Anthony Lopes na baliza, foi derrotado por 1-4 e o Troféu dos Campeões deste final de semana ficou na capital pelo quarto ano consecutivo.


O argentino Javier Pastore inaugurou o placar logo aos 9 minutos e assistiu ao brasileio Lucas marcar um gol aos 19 minutos. Yanga-Mbiwa reduziu para o Lyon, mas o reforço Ben Arfa logo fez o 3-1. No Segundo tempo, Kurzawa finalizou com o 4-1 aos 54 minutos.


Em entrevista coletiva antes do jogo, o treinador Unai Emery comentou que:

“Edinson Cavani tem uma distensão muscular e foi melhor que ficassem em Paris para receber tratamento, assim não perderá o início da temporada. Temos mais opções, Hatem Ben Arfa pode jogar no ataque. Sabe como fazer e demonstrou na temporada passada. Jean-Kevin Augustin tem treinado muito bem e vem de uma excelente Eurocopa com o sub-19 da França, também é uma possibilidade. Devemos selecionar a melhor opção para a equipe".


Di María (Meia do Paris Saint-Germain) - após o jogo:

"Nunca é fácil ganhar, muito menos manter uma sequência. Fizemos uma excelente pré-temporada, todo mundo jogou e se sentiu envolvido. Isto é importante. Nós trabalhamos bastante com a nova comissão e o resultado foi visto em campo: nós pressionamos mais e fomos mais rápido para frente. O treinador nos cobra muito, mas já vemos o resultado com um primeiro título."

Em entrevista, o presidente do PGS comentou que é muito importante para o clube vencer o Troféu dos Campeões. A temporada teve início com uma grande vitória, contra uma grande equipe do Lyon. O PSG fez um belo jogo e os atletas deram o seu melhor. Ele demonstrou estar muito feliz por começar a temporada com mais um troféu, mas lembra que ainda há muito trabalho pela frente.

Fotos e Informações: Silvia Ponchon e  Sandra Kelch

Veja mais imagens:



Publicado em: 08 de agosto de 2016