Decoração carnavalesca da cidade de Natal em 2017 é uma homenagem a cultura potiguar


O grupo Oitão, composto por designers, artistas, arquitetos e urbanistas foi o vencedor do Edital Carnaval Multicultural de Natal 2017 proposto pela Prefeitura do Natal para a decoração da cidade durante os festejos carnavalescos de 2017.

O grupo criado há pouco mais de um ano propôs um mergulho nos principais elementos de cada polo histórico do carnaval (são seis ao todo que compreende os bairros da Ribeira, Petrópolis, Redinha, Rocas, Ponta Negra e Cidade Alta) para buscar em nossas origens os principais elementos visuais que vão compor a decoração.

O personagem central presente em todos os polos será o Índio Potiguar. A referência vem da tribo dos Potiguares (tribo indígena do litoral), que desfila desde 1919, a mais antiga e é considerada patrimônio do carnaval natalense. Somado ao índio, em cada polo haverá um outro personagem que terá referências diretas com a região ou com o próprio carnaval e somados aos dois personagens elementos que são símbolos locais como a flor Chanana, o camarão, o caju, a Fortaleza dos Reis Magos, o Sol e por aí vai.

No Polo da Ribeira, destaca-se o sambista, o malandro que traz o pandeiro, o chapéu e toda a ginga e atmosfera que celebra a música, o bairro e os desfiles das escolas de samba. 

No Polo da Redinha, a rainha do mar sobressai-se com sua coroa e vestido ornado com o baiacu (referência ao tradicional Bloco Baiacu na Vara). Segundo Ciro Celestino, integrante do Oitão, a praia da Redinha foi a primeira praia do RN a ter festa de carnaval.

No Polo Cidade Alta, o destaque é a tradicional eleição da rainha das kengas, por esta razão, o personagem principal do local será um homem fantasiado de mulher, com decoração extravagante e tudo o que é próprio desses personagens.

No Polo Rocas, destaca-se o Rei Momo, uma referência à fartura não somente da alegria, mas da fartura da pesca, da diversidade, do reinado do samba canguleiro e sua importante história na cidade.

No Polo de Ponta Negra, a homenagem recai sobre o famoso bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens e terá como personagem central da região uma bruxa com todas as características dos demais, intitulada As Quatro Facetas.

No Polo de Petrópolis, buscou-se inspiração nos bailes de máscaras que abrem o carnaval na cidade, no largo do Atheneu. A personagem central é uma colombina mascarada.

O OITÃO

O Oitão é uma empresa formada por pessoas que amam Natal, sua cultura e estudam e pesquisam bastante sobre design, arte, arquitetura, urbanismo, cultura. O nome Oitão é um termo regional utilizado por profissionais das áreas de arquitetura e construção civil e foi adotada por nós para representar o nosso escritório e nossas ideias.

Diogo Magy – Formado em Arquitetura e Urbanismo pela universidade potiguar (UNP), atualmente cursa como especialização a segurança no trabalho e é especialista em imagens 3D.

João Adriano – formando em design pelo IFPB, é graduando em arquitetura e urbanismo, especialista em interiores.

Raquel Sales – graduada em arquitetura e urbanismo pela universidade potiguar (UNP), com experiências durante a graduação fora do pais com EUA e Espanha; especialista em mídias sócias para a área de arquitetura.

Ciro Celestino – Áreas de Atuação – Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN; Cursou especialização em Psicologia Ambiental, desenvolve estudos nos conceitos de residência, enfocando adaptações climáticas, e regionalismo com enfoque contemporâneo. Desenvolve projeto na área de arquitetura hospitalar.

Assessoria