Pensa em mudar de carreira? Conheça estes cinco passos antes de tomar a decisão

Thinkstock/Getty Images

Antes de mudar de carreira, é indispensável que você esteja qualificado para a nova profissão

Deixar uma profissão com a qual você está habituado para trabalhar em outra área nem sempre é uma das missões mais simples. Apesar disso, a mudança de carreira também não precisa ser algo tão complicado.

Antes de trocar de carreira , é importante ficar atento a algumas situações. A reflexão é muito importante neste momento, pois aumenta suas chances de fazer a escolha certa. Marcos Tartuci, CEO da Full Sail University no Brasil, fez uma lista para ajudar quem está pensando em mudar de profissão. Confira:

Tenha certeza

Se você considera a ideia de mudar sua área de atuação, é indispensável que você tenha plena certeza do que deseja antes da tomada de qualquer decisão. Para ajudar no esclarecimento das dúvidas, faça duas listas relativas à sua profissão atutal. Em uma delas, coloque tudo o que lhe agrada em seu trabalho. Na outra, liste aquilo que te aborrece. Caso a segunda lista tenha mais itens, isso indica que chegou a hora de mudar. 

Aposte em seu hobby

Hoje em dia, é possível trabalhar com o que antigamente parecia ser apenas uma paixão. O mercado pede profissionais que amem o tema que queiram desenvolver aptidão técnica. Por isso, não tenha medo de investir na profissão que você realmente ama, que faz com que você se sinta bem ao executá-la.

Dê o primeiro passo 

Ingressar em uma nova ocupação significa estar qualificado e, o quanto antes, melhor. Portanto, antes de mudar de vez, é indispensável estudar e ter o conhecimento necessário para exercer a função que você deseja, fazendo com que você esteja preparado para as exigências do mercado. 

Se jogue

Nunca é tarde para aprender. Portanto, não se prenda por conta da sua idade. Cursos dinâmicos, com possibilidade de experimentar e conhecer diferentes técnicas, levam a rápidas descobertas e a um desenvolvimento sem maiores problemas.

Tenha persistência 

Uma mudança de carreira não é algo que acontece da noite para o dia. Com muito foco, as dificuldades serão reduzidas. Quando o ensino não é apenas teórico e a pessoa “aprende fazendo”, a motivação fica maior.

IG