Turismo e Saúde: 5 dicas básicas ao viajar para cidades de grande altitude

É sempre assim. Você quer conhecer aquele lugar bonito e paradisíaco, mas tem medo do que já escutou sobre os efeitos da altitude no Corpo Humano. Não se preocupe. Seus problemas se acabaram.

Na altitude de fato o nosso organismo reage diferente, acima de 3 mil metros já começamos a sentir os efeitos e quando chegamos a 5 mil metros, então, é como se estivéssemos ressacados. Isso se chama Mal da Montanha (Socoche). As alterações ocorrem em várias partes do nosso corpo. Mas não se preocupe. Para tudo tem um jeito, salvo se você for alguém que já tem uma doença e que o médico não recomendou uma viagem. Qualquer pessoa com uma saúde normal poderá viajar bem e aproveitar bastante as belezas das cidades mais elevadas do mundo. É só seguir as cinco dicas que o Diário Turismo, preparou para você:

1 – Aclimatação

Aclimatar-se em qualquer caso quer dizer você se acostumar com uma determinada situação. Em se tratando de saúde e dos efeitos da altitude, significa que você deve ficar um tempo em regiões um pouco mais baixas, a 2000 mil metros, por exemplo, para depois enfrentar altitudes acima de 3 mil metros. Se você for conhecer LaPaz(na Bolívia), por exemplo, tema da foto principal dessa reportagem, tem que levar em conta que existe outra cidade que faz parte da região metropolitana chamada El alto e que você poderá chegar à La Paz por ela. 

La Paz possui cerca de 3600 metros de altura enquanto El Alto pode chegar a mais de 4000. Então, quando for para Lapaz e El Alto recomendamos passar em uma cidade da Bolívia chamada Cochabamba cuja altitude é de cerca de 2500 metros acima do nível do mar. Então. A dica de aclimatação é ficar 2 ou 3 dias em Cochabamba, viajar para La Paz, mas continue seguindo as demais dicas que irão complementar essa informação. Se você for visitar outros lugares a dica é a mesma procure uma cidade de aproximadamente 2000 metros de altitude, ou seja, bem abaixo que aquela que você deseja conhecer e tente passar quantos dias forem necessários e estiverem em seu orçamento para aclimatar-se. 

2 – Descanse bem

Ao chegar na cidade que deseja conhecer, lembre-se de ir direto para um hotel, hostel ou acomodação de sua preferência pois será necessário descansar bem para diminuir os efeitos da altitude, na qual, devido baixa pressão atmosférica nas altitudes, qualquer esforço faz você se cansar mais.

3 – Beba muita água, se alimente antes de sentir fome

A desidratação é inevitável em regiões altas, por isso beba sempre água pois ao hidratar-se estará aumentando a oxigenação e diminuindo os efeitos. Tem uma outra dica nesse mesmo sentido que os aventureiros costumam sempre falar. "Nas altitudes coma antes de sentir fome e beba antes de sentir sede". 

4- Tome um medicamento para o Mal da Montanha. Tome o SOROJCHI PILLS®

Tomar o medicamento conhecido como SOROJCHI PILLS® é uma das melhores dicas, pois ele reduz em muito os efeitos da altitude. A dica é comprar o medicamento na cidade mais baixa aonde vai se aclimatar e depois tomar regularmente. Consulte seu farmacêutico e médico sobre os horários de administração do medicamento. Há quem tome de 6 em 6 horas, porém, é necessário confirmar com o profissional da saúde adequado.

Agora se liga a 5ª dica


5 – Curta a NOVA FanPage do Diário Potiguar e saiba mais sobre viagens e turismo, além das principais Notícias do RN e do Mundo: www.facebook.com.br/diariopotiguar