RN leva comitiva para um dos maiores eventos do turismo do país


O Rio Grande do Norte vai em busca de potencializar ainda mais o emissivo turístico do Sudeste brasileiro com presença marcante no maior, mais completo e tradicional evento do turismo nacional. A 45ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo acontecerá em São Paulo, entre esta quarta e sexta-feira.

O Governo do RN estará presente em dois estandes, sendo um estande próprio de 100 m2, montado com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial, e outro de 25 m2 cedido pelo Ministério do Turismo e também com o propósito de divulgar os principais destinos dos cinco pólos turísticos do Estado potiguar.

"Um dos diferenciais da Abav é a presença maciça de agentes de viagem, responsáveis mais diretos pela venda dos nossos destinos. E a feira aglutina praticamente todos os Estados da Federação. Então é imprescindível uma participação incisiva no evento", reforçou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Outro aspecto fundamental é lembrado pelo vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho: "Hoje o maior emissivo de turistas nacionais ao Rio Grande do Norte vem de São Paulo. E embora a feira reúna diferentes estados, o mercado paulista estará em peso e precisamos incentivar ainda mais esse fluxo para nosso Estado".

Além da presença do Governo do RN, representado pelas equipes da Secretaria de Estado do Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), uma caravana com empresários e gestores de municípios potiguares, também estarão presentes por iniciativa própria e reforçarão a divulgação dos destinos potiguares.

O estande potiguar oferecerá show com Isaque Galvão, contratado pela Prefeitura de Natal; gastronomia com camarão e cordeiro, oferecido pela ABIH-RN, prefeitura de Serra de São Bento e restaurante Sabores Bistrô; brindes para autoridades e caipifrutas viabilizado pela Prefeitura de Mossoró; e sacolas fornecidas pelas prefeituras de Santa Cruz e Guamaré.

A Abav reúne mais de 30 mil profissionais do setor, mais de três mil marcas expositoras, quase mil profissionais da imprensa e, além dos destinos nacionais, mais de 60 internacionais. E ainda a participação de todas as companhias aéreas nacionais e mais de dez internacionais.

RN no Fornatur

Também na Expo Center em São Paulo, a subsecretária de Turismo, Solange Portela, participou nesta terça-feira (26) do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Na pauta, lei de incentivos fiscais ao Turismo, proposições para o Cadastur, entre outros temas.