Futebol internacional: Copa da Liga Francesa e vitória do PSG!



Copa da Liga Francesa e vitória do PSG!

Fotojornalista: Silvia Ponchon Preihs
31.03.2018


Ganhar um campeonato é sempre bom, e para os franceses, melhor ainda se a vitória for do Paris Saint Germain contra o Mônaco. Aconteceu neste sábado (31.03), no estádio Matmut Atlantique em Bordeaux, a disputa pela final da Copa da Liga Francesa. Foi a segunda vez consecutiva que o time do Mônaco enfrenta o PSG na final da Copa da Liga. Ano passado o título ficou também com o PSG que venceu por 4 x 1.


O time de Paris venceu por 3x0 (dois gols de Cavani e um de Di Maria) e pela quinta vez consecutiva foi campeão da Copa da Liga. Os títulos anteriores foram em 1995, 1998, 2008, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.


Se os parisienses não eram muito favoráveis ao árbitro de vídeo, desta vez devem ter mudado de idéia. O primeiro lance polêmico aconteceu logo no início do primeiro tempo, aos 4 minutos, quando Mbappé sofreu um penalti. O lance duvidoso por parte do juíz fez com que ele verificasse com o árbitro de vídeo (VAR) antes de autorizar a cobrança do penalti.




Depois da confirmação, o penalti foi cobrado por Cavani fazendo 1x0 para o PSG. O goleiro Subasic chegou a tocar na bola mas não conseguiu evitar o gol do Uruguaio. Cavani, com os dois gols marcados neste jogo, tornou-se o maior artilheiro da história da Copa da Liga da França.



Logo em seguida, aos 21 minutos do primeiro tempo, Di Maria marcou o segundo para o  PSG saindo de um rápido contra ataque.


Novamente, aos 38 minutos do primeiro tempo, o árbitro de vídeo salvou o PSG de um gol do adversário, quando Falcão recebeu cruzamento dentro da área e desviou de cabeça para o gol. O colombiano já estava comemorando e o placar já marcava o gol do Mônaco quando a equipe de arbitragem anulou o gol após verificar o lance no vídeo. 



Eleito o melhor jogador da partida, Mbappé deu assistênca aos 3 gols que marcaram a vitória do PSG. O atacante teve boas oportunidades de marcar outro gol, porém falhou na pontaria.

Dani Alves completa agora seu 36° título da carreira, superando a marca de Ryan Giggs, jogador do Manchester United (que chegou a ter 35 troféus). Apenas Pelé (campeão 37 vezes) está na frente de Dani Alves agora.


O time do Mônaco viu com esta partida acabar um período de invencibilidade de 9 jogos na temporada. Após o jogo, o atacante do Mônaco Falcão criticou o sistema de árbitro de vídeo alegando que o tempo que o jogo foi interrompido não foi o mesmo recuperado pelo juíz no final durante a prorrogação.


Após o jogo, o técnico do PSG Unai Emeri comentou que embora o Mônaco tivesse feito uma excelente partida, o PSG manteve seu estilo e filosofia dominando bem o adversário.

Neymar ainda em recuperação de uma cirurgia no pé, não participou da partida. Está em período de recuperação no Brasil.

Agora a busca é pelo outro troféu da Liga da França, onde o PSG está bem próximo de ter mais uma comemoração. O próximo jogo é contra o St. Etiene, nesta sexta feira dia 06.04.2018, às 20:45h (horário francês).


 31.03.2018