Senac divulga gastronomia potiguar em Brasília



O Rio Grande do Norte será destaque durante a Semana de Gastronomia Regional em Brasília, promovida pelo Departamento Nacional do Senac, que acontece desde o último dia (08) e vai até sexta-feira (11), nos restaurantes da Câmara dos Deputados, Senado Federal e no Restaurante-escola Downtown, na Confederação Nacional do Comércio. 

Três chefs do Senac RN (Warison Albino, Walei Marcolino e Rodrigo Santana) se juntaram às equipes locais para o preparo do cardápio regional. A previsão é atender mais de 800 pessoas ao longo da programação.

Esta é a terceira vez que o Senac RN é convidado a participar da iniciativa. Para a ocasião, foram desenvolvidos pratos a partir de ícones da gastronomia norte-rio-grandense, sob o tema "Ser Tão Potiguar". 

O cardápio contempla itens como: macaxeira gratinada; feijão verde farofado com cuscuz e linguiça do sertão; caldeirada de frutos do mar; carneiro guisado na cerveja Bacurim; jerimum de leite assado com especiarias; mel de engenho e flor de sal defumado; e camarão no leite de coco com maxixe.

Entre as sobremesas, filhós de queijo coalho com sorvete de tapioca e crumble de castanha de caju, cartola e cocada americana de Currais Novos.

"O objetivo é divulgar a gastronomia potiguar, bem como o tipo de culinária que os alunos aprendem em nossas cozinhas profissionais, uma vez que a área de gastronomia do Senac RN é uma das referências em capacitação no Estado", explicou o diretor regional do Senac, Fernando Virgilio. 

A programação contemplará também uma aula-show, onde será abordada a importância da valorização dos ingredientes locais, com a preparação "Nhoque de Pirão de queijo com Ragu de linguiça do sertão" – utilizando a cerveja Cabaú da Bacurim e flor de sal Cimsal. Desenvolvida por Warison Albino, a releitura faz alusão à Gastronomia Seridoense, conhecida pelas iguarias de sabores marcantes, como a linguiça do sertão, o queijo coalho e o queijo de manteiga, que estão na preparação do tão emblemático pirão de queijo ou de leite.

O evento – A Semana da Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que visa divulgar as diferentes cozinhas do País. Pelo menos uma vez por mês, um Departamento Regional da Instituição é convidado para divulgar a culinária do seu estado. 

Este ano, o Senac RN participa pela terceira vez do projeto. Além da programação em Brasília, a Instituição também estará no Rio de janeiro, no mês de setembro.

SENAC