Copa do Mundo 2018: Grupo A decidiu quem fica em primeiro Lugar - Uruguai!

Copa do Mundo 2018: Grupo A decidiu quem fica em primeiro Lugar - Uruguai!

Fotojornalista: Silvia Ponchon
25.06.2018, Samara/Russia.


Entrando em uma reta de definições de times, tivemos hoje os classificados pelo Grupo A decidindo a liderança do grupo. O Uruguai, que venceu hoje os donos da casa por 3 x 0, terminou esta fase de grupos em primeiro lugar tendo feito a melhor campanha dos últimos 60 anos e vão enfrentar agora, no próximo dia 30, o time de Portugal (classificado em segundo lugar pelo Grupo B). 



Pode-se resumir a tarde desta segunda feira em Samara (interior da Russia) com um estádio lotado, onde a torcida Russia prevalecia, e onde novamente o calor de 30 graus não desanimou os torcedores.

Embora a Russia tenha iniciado o jogo com o objetivo de fazer a melhor campanha da sua história em Copas do Mundo, o Uruguai termina esta fase com 3 jogos e 3 vitórias, fator inédito neste tipo de competição para a Celeste. Além de um forte ataque com Luis Suárez e Edinson Cavani, Tavarez montou um forte esquema defensivo com Diego Godin e José Gimenez. Além, claro, do goleiro Fernando Muslera que tem muita experiência em campeonatos internacionais.



O tecnico da Russia resolveu poupar alguns jogadores em razão do time ja estar classificado, entre eles Mario Fernandes, brasileiro. Entretanto, Smolnikov, jogador da Russia, levou 2 cartões amarelos e foi expulso aos 37 minutos. Desta forma, Fernandes entrou em campo para dar suporte ao sistema defensive do time.

Desde 1998 nenhum time conseguiu terminar esta primeira fase sem sofrer nenhum gol. Tendo dois zagueiros de alto nível, o técnico Tavarez fez inclusive uma alteração neste mundial, escalou um time mais ofensivo, sem nenhum volante e com uma maior marcação.


Além do Uruguai, a Croácia também está tendo 100% de aproveitamento nesta Copa, sem levar nenhum gol (porém ainda tem um jogo desta rodada, que acontece amanhã, dia 26, contra a Islândia).

O primeiro gol da Celeste foi marcado logo aos 10 minutos por Luis Suárez. O segundo foi um gol contra aos 23 minutos e Cavani marcou o terceiro aos 90 minutos do jogo.



Os outros dois times do Grupo A disputaram a ultima partida ao mesmo tempo em que Russia e Uruguai jogavam, tendo a Arabia Saudita vencido o Egito por 2 x 1. Apesar da derrota, destaques entre as duas seleções foram do Egito: Salah e El Hadary.

O próximo jogo do Uruguai acontece dia 30 de Junho, contra Portugal, em Sochi (onde a seleção do Brasil esta hospedada).

Copa do Mundo 2018.