Copa do Mundo: Vitória do Uruguay contra o Egito!




Copa do Mundo: Vitória do Uruguay contra o Egito!

15.06.2018 Ekaterimburgo/Russia

Fotojornalista: Silvia Ponchon



Aconteceu hoje em Ekaterimburgo (1.700km ao leste de Moscow) mais uma partida do Grupo A (depois do jogo de estréia entre Russia e Arábia Saudita). Foi com um clima de inverno (para os Brasileiros) ou verão (para os Russos) em torno dos 14 graus, que o time do Uruguay fez sua estréia neste Mundial enfrentando o Egito e tendo vencido o jogo por 1x0.





Aos 44 minutos do segundo tempo, José Gimenez marcou um gol que garantiu a vitória da equipe sul americana nesta estréia do Mundial 2018. Um jogo onde o Uruguay que pressionou o Egito mais no segundo tempo, acabou tendo um destaque para o goleiro El-Shenawy que parou diversas bolas de Edinson Cavani e Luis Suarez. 


Um dos principais jogadores e a principal esperança do Egito, o atacante Mohamed Salah, que havia se machucado (lesão nos ligamentos do ombro) durante a final da Champions Ligue, foi dúvida se entraria em campo para jogar ou não durante toda a semana. Apenas uma hora antes do início da partida, quando a escalação dos times foi divulgada, acabou o mistério. Salah estaria na reserva.





Salah marcou 44 gols pelo Liverpool na última temporada e era uma das grandes esperanças do Egito no jogo contra o Uruguay. Esta é a primeira Copa do Mundo do Egito em 28 anos. Os “faraós” participaram apenas de duas Copas do Mundo até hoje, a primeira em 1934 e depois em 1990.

A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi em um amistoso realizado em 2006 tendo o Uruguay vencido por 2 a 0.


A Celeste entrou em campo como favorita. Além de estar mais habituada a enfrentar fortes times tambem já venceu o Campeonato 2 vezes (1930 e 1950) e tem um total de 21 títulos oficiais. O time da Celeste fez uma boa pré campanha e terminou a fase das eliminatórias sul americanas em segundo lugar (atrás apenas do Brasil). 
Embora o time do Egito tenha pouca experiencia em Copas do Mundo, já conquistou sete vezes a Copa Africana de Nações (é considerado o maior vencedor daquele torneio e o único tricampeão). Se tem um jogo que todos os torcedores do Egito lembram foi uma vitória contra a Itália, no dia 18 de junho de 2009, em um confronto válido pela Copa das Confederações, quando venceram a temida campeã do mundo com gol de Homos, no primeiro tempo.




Suarez que foi suspenso por 9 jogos depois de ter mordido um jogador na ultima Copa do Mundo (tendo ficado ausente da Seleção do Uruguay na derrota nas oitavas de final) amadureceu bastante segundo o tecnico Tavarez. Tavarez disse que Suarez é um jogador muito inteligente, dentro e fora do campo, e teve um grande período de amadurecimento tanto no ambito familiar, quanto profissional.


Com a vitória de hoje o Uruguay quebrou um jejum de 6 estréias sem vitória (a última havia sido em 1970). A Celeste joga novamente dia 20 de junho, em Rostov, contra Arábia Saudita (cidade onde o Brasil também irá jogar 3 dias antes).

Copa do Mundo 2018, Russia.