Conceito 4.0 da indústria já é realidade no segmento de saúde

Resultado de imagem para saúde tecnologia
Imagem: Sofis tecnologia
Em um cenário em que transformação digital na área da saúde é uma realidade – e até mesmo, uma necessidade –, os hospitais estão cada vez mais investindo em tecnologias que promovam eficiência operacional, segurança, redução de custos e sustentabilidade e que os ajudem a operar dentro do conceito de indústria 4.0, no qual os processos são informatizados e automatizados. Outro objetivo de quem atua no segmento é a conquista da certificação HIMSS (Healthcare Information Management Systems Society).

Neste contexto, a Certisign, empresa especializada em Gestão de Identidades e Segurança, tem estudado as demandas deste setor e criou uma nova oferta, com a finalidade de promover a transformação digital nos hospitais e de capacitá-los ao nível máximo do HIMSS – integrando ao HIS (Health Information Systems) à assinatura digital com validade jurídica para todo corpo clínico e colaborando com a desmaterialização de processos desde a recepção até a liberação do paciente.

“Com a Plataforma Certisign, a integração entre hospitais, médicos, empresas de serviços e pacientes se torna 100% digital, sem utilizar nenhuma folha de papel. As informações, do momento em que o paciente chega ao hospital até sua saída, podem transitar de forma eletrônica entre todos os envolvidos: da recepcionista, ao médico que prestou o atendimento”, comenta Henri Sternberg, diretor de negócios corporativos da Certisign.

Sternberg explica que isso é possível por meio da integração de aplicações no próprio sistema HIS do hospital e ilustra como seria uma parte do atendimento 100% digital. “Em linhas gerais, o paciente, ao chegar ao hospital para o pronto atendimento ou consulta, preenche seus dados em uma estação de autosserviço ou em um tablet, onde ele, inclusive, pode digitalizar seus documentos de identificação. O mesmo se aplica para a assinatura de termos de responsabilidade e procedimentos, assim como assinatura de guias médicas, que também podem ser realizada no meio eletrônico. Tudo isso com respaldo legal e jurídico”.

Ele comenta que essa praticidade continua quando o paciente chega ao consultorio, pois o médico e todos os profissionais de saúde, por meio do PEP com Certificação Digital, podem dar início ao atendimento registrando todos os dados com total segurança. “Todo o processo é digital e integrado. O médico pode solicitar a medicação ou um exame com apenas alguns cliques. A informação chega ao próximo departamento responsável em segundos. Com isso, a instituição passa a oferecer mais qualidade no atendimento, diminui a possibilidade de erros de interpretação em escrita, pois tudo é digitado, reduz custos, porque não há uso de papel, garante a autenticidade das informações, entre outros benefícios”.

Por trás de todos os fluxos, para garantir a autenticidade do processo, estão as tecnologias da assinatura digital e eletrônica, biometria Certificados Digitais, Carimbo de Tempo, entre outras. A Certisign apresentará a plataforma completa de soluções para saúde na Convenção Nacional Unimed 2018, que acontece de 25 a 28 de setembro, em Porto de Galinhas (PE).

Saúde Business | Editor: Willen Moura