6 tendências de negócios para empreender em 2019


6 tendências de negócios para empreender em 2019

Setor da alimentação é um dos com a maior probabilidade de sucesso nos próximos anos

Para muitas pessoas, a dúvida ainda é 'o que se pode esperar da economia em 2019?', especialistas acreditam que haverá ligeira taxa de crescimento entre 2% e 3% no próximo ano. Apesar da lentidão na retomada do crescimento econômico, há alguns segmentos em destaque para empreender em 2019.

Para o consultor empresarial, Adriano Nodari, haverá segmentos em que se poderá investir em 2019, com grande probabilidade de sucesso:

"Sob o novo governo, o que os analistas acreditam é que o ritmo de crescimento será 'aos poucos' até 2022. Mas sempre há alguns segmentos de negócios que podem dar muito certo nos próximos anos que seguem, o setor alimentício é um deles".

O ramo da alimentação foi apontado na ABF Franchising Expo 2018 (mais importante feira do setor de franquias no Brasil) como um dos setores mais rentáveis para se investir em 2019. Uma pesquisa realizada pela agência Eumonitor, mostrou que o ramo da alimentação saudável avançou 98% no período de 2009 a 2014 aqui no Brasil.

Tendências de mercado 2019 – No que empreender no próximo ano?

Para empreender em 2019, basta unir a criatividade à força de vontade. Confira algumas ideias de negócio para investir, apontadas pelo especialista Adriano Nodari:

1. FoodTruck - De alguns anos para cá esse é o segmento que mais tem se popularizado no Brasil. "Para o empreendedor é possível ir aonde o público está, é um ramo versátil e muito interessante para se ganhar dinheiro o ano todo. A minha dica é: procure oferecer um diferencial aos clientes", orienta Nodari.

2. E-commerce - A modalidade do comércio eletrônico tem sido uma das mais rentáveis. Para aqueles que pensam em investir na loja física, vale pensar em uma loja e-commerce para garantir a presença virtual e alcançar cada vez mais clientes ao redor do Brasil.

3. Distribuição de bebidas - O público consumidor de bebidas só cresce, o ramo de distribuição de bebidas tem tudo para continuar dando muito certo nos próximos anos. A variedade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e a possibilidade de inovar no setor também contribuem para o crescimento desse mercado.

As cervejas artesanais, por exemplo, representam 1,5% do mercado nacional, estes são dados do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Nos últimos cinco anos, houve avanço de 130% no setor. São 835 negócios com aproximadamente 170 mil produtos.

4. Beleza - Em 2019 este é outro segmento em que se pode investir sem medo. É sempre possível inovar no ramo da beleza. A tecnologia pode ser uma importante aliada tanto para a venda destes produtos quanto no momento de sua fabricação. As chances de exportação também são grandes.

5. Gestão de resíduos - Temos um grande problema no Brasil com o descarte de lixo. Cada brasileiro descarta ao dia aproximadamente um quilo de material ou mais. Este é um problema discutido no mundo todo. Barcelona, na Espanha, e Songdo, na Coréia do Sul, são exemplos na gestão de resíduos.

"Empreendedores que pretendem investir nesse setor, no desenvolvimento de projetos e tecnologia que possam ajudar na gestão de resíduos no Brasil, com certeza, têm tudo para dar certo", acredita Nodari.

6. Economia compartilhada - Empresas consolidadas no mercado como é o caso da Airbnb e Uber mostram o quanto negócios relacionados à economia compartilhada têm tudo para ser um sucesso. Vale pensar em um modelo de negócio nesse setor para empreender em 2019.

Para empreender em 2019, vale importantes dicas de especialista

Nodari acredita que independentemente da área em que se pretende atuar no próximo ano, é fundamental que o empreendedor realize algumas tarefas como:
  • Faça um profundo estudo do mercado em que se pretende atuar;
  • Elabore um plano de negócios, com o desenvolvimento bem detalhado;
  • Fortaleça o networking;
  • Procure estudar sobre os meios mais apropriados de divulgação para o negócio;
  • Procure a ajuda de uma consultoria especializada que também tenha o conhecimento em finanças.