Omron Healthcare comemora um ano de sucesso do projeto MRPA em Campos do Jordão

Campos do Jordão inicia a luta contra hipertensão
Imagem: guiacampos
Empresa é apoiadora de série de eventos entre 24 e 26 de abril, quando é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Um ano após o lançamento do Projeto de Monitoração Residencial da Pressão Arterial pela Secretaria de Saúde de Campos do Jordão, a Omron está celebrando o êxito do projeto com uma série de eventos que estão acontecendo entre 24 e 26 de abril na cidade, a primeira a receber esta iniciativa de sucesso. A parceria inédita no Brasil entre a gigante japonesa em dispositivos e equipamentos de cuidados para a saúde e a Prefeitura local atendeu a população na prevenção das doenças cardiovasculares, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas proporcionando mais comodidade, segurança e facilidade nos cuidados com sua saúde. Não por acaso, a programação será encerrada no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Apoiadora da prefeitura nesta iniciativa, a Omron distribuiu 55 monitores de pressão do modelo HEM-7320 em março de 2018, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Campos do Jordão. Era o início do projeto MRPA (Monitorização Residencial de Pressão Arterial), que tinha o audacioso objetivo de aumentar a taxa de controle da pressão arterial e diminuir os eventos cardiovasculares no município. E para isso, nada melhor do que contar com os aparelhos de uma empresa padrão ouro em equipamentos de MRPA.

Cada paciente indicado para o projeto por médicos e enfermeiros recebeu o equipamento emprestado por cinco dias para monitorar a pressão, sendo que a periodicidade de verificação foi definida de acordo com a gravidade do nível de hipertensão, e os valores de pressão arterial obtidos foram registrados em uma plataforma tecnológica chamada TeleMRPA, também parceira do projeto, onde são gerados os laudos para diagnóstico da doença.

"A hipertensão é uma doença inicialmente assintomática, então, o grande desafio na abordagem do paciente hipertenso é fazer o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e colocar estes pacientes todos dentro da meta. Com isso, reduzimos o risco cardiovascular destes pacientes. A MRPA é uma ferramenta extremamente importante nisso, porque permite que façamos um diagnóstico preciso e separemos os pacientes realmente hipertensos", explica o Dr. Carlos Machado, Coordenador Médico do projeto.

A escolha de Campos do Jordão como sede do projeto também não foi à toa, uma vez que a cidade sempre foi referência para os municípios vizinhos em questão de serviço de saúde. Passado um ano da MRPA, os números no combate à hipertensão e aos eventos cardiovasculares apenas melhoraram, e a cidade alcançou padrões internacionais.

O controle de hipertensão arterial sistêmica (HAS) em Campos do Jordão chegou a 47% após um ano de projeto, enquanto a média no Brasil é de 19%. Para se ter uma ideia, a cidade alcançou uma taxa próxima à dos Estados Unidos (50%) e busca agora chegar a 80%, mesma marca do Canadá, líder mundial neste quesito.

"O Projeto de MRPA em Campos do Jordão vai ao encontro da missão da Omron de melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para uma sociedade melhor, além de ser a grande primeira ação da empresa no país relacionada ao "Evento Zero", meta global da empresa de contribuir para zerar os eventos cardiovasculares", considera Wanderley Cunha, CEO e presidente da Omron Healthcare Brasil.

Para comemorar esta evolução, a Omron está apoiando uma série de eventos que será realizada em Campos do Jordão. Nos dias 24 e 25, ocorrerão palestras e atividades sobre hipertensão com uma companhia de teatro em escolas da cidade. No dia 25, acontecerá a "Blitz da Saúde com a banca da auto medida da pressão arterial" na Praça do Gazebo, pela manhã, com profissionais da saúde prestando serviços à população (com testes de glicemia, bioimpedância e medida da pressão arterial) com o apoio da Omron, além da 1ª Caminhada de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, com participação de 300 pessoas.

Encerrando as celebrações, amanhã (26), ocorrerá o Curso de Atualização sobre Hipertensão Arterial, comemoração de um ano do projeto MRPA, com apresentação de dados e premiação das equipes, além de homenagem aos pacientes que atingiram as metas de controle da pressão arterial. Tudo isso no Auditório Carlos Santoro, com a presença de autoridades do município e de cidades vizinhas, equipes da saúde da família e pacientes, além de médicos e profissionais da saúde da região.

"As nossas expectativas são de que, na sequência do que fizemos até agora, consigamos identificar e cadastrar junto às unidades os quase seis mil hipertensos que existem em Campos do Jordão, coloquemos estes pacientes dentro da meta e impactemos os indicadores de mortalidade e morbidade cardiovascular na cidade. Na sequência, queremos expandir este projeto para todo Brasil, porque a MRPA é um método de diagnóstico preciso, de baixo custo e que tem uma efetividade extremamente alta, além de facilitar a abordagem do paciente", encerra o Dr. Carlos Machado.


SERVIÇO

25/04: 1ª Caminhada de Prevenção e Controle da Pressão Arterial
Horário: 14h
Local: Praça do Gazebo.

26/04: comemoração de um ano do projeto MRPA e Curso de Atualização sobre Hipertensão Arterial
Horário: 13h30 às 17h

Loca: Auditório Claudio Santoro - Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista - Campos do Jordão/SP

SOBRE A OMRON HEALTHCARE

Com o intuito de melhorar a vida das pessoas, a Omron Healthcare fornece equipamentos médicos inovadores e clinicamente comprovados para monitoramento e cuidados com a saúde. Nosso portfólio de produtos inclui monitores de pressão arterial, nebulizadores, termômetros eletrônicos, monitores de glicose no sangue e contadores de atividade, assim como monitores de composição corporal e dispositivos médicos profissionais. Durante muitas décadas, os dispositivos da Omron têm ajudado pessoas a prevenir, tratar e controlar doenças domésticas e clinicamente em mais de 100 países do mundo. A Omron Healthcare do Brasil chegou ao país em 2008 e, desde então, tem construído um portfólio de equipamentos voltados para o uso doméstico, como monitores de pressão arterial, nebulizadores, termômetros e balanças digitais. Em 2018, a Omron Healthcare foi eleita pela pesquisa Global Home Appliance Market Comprehensive Survey, desenvolvida pela empresa japonesa Fuji Keizai, a marca número 1 em monitores de pressão de uso doméstico.

Editor local: Willen Benigno de Oliveira Moura