Touros decreta situação de emergência devido às chuvas

Em julho de 2018 a cidade também sofreu uma enxurrada e dezenas de famílias ficaram desabrigadas


Nove meses após sofrer com uma enxurrada, moradores da cidade de Touros, no Litoral Norte do estado, estão enfrentando novos alagamentos com as chuvas dos últimos dias em vários pontos do Rio Grande do Norte. A Prefeitura de Touros decretou situação de emergência por alagamentos com publicação no Diário Oficial do município na quinta-feira (25).

Imagens feitas por drone na manhã desta sexta-feira (26) mostram situação do Conjunto Frei Damião, em Touros. Foto: Thiago Gomes

O Conjunto Frei Damião é um dos mais atingidos com as chuvas. Vinte e duas famílias tiveram que procurar refúgio na casa de parentes. Maria da Apresentação, que mora perto do conjunto, conta que a área sempre alaga e sair para trabalhar quando chove é complicado. Josivaldo Félix é o presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Frei Damião e disponibilizou a sede da associação para acolher as pessoas que não têm para onde ir.

Esse problema não começou agora. Em julho de 2018, o município sofreu com a enxurrada e dezenas de famílias ficaram desabrigadas. Nos últimos sete dias, já choveu 180 mm em Touros, cidade que possui cerca de 33 mil habitantes.

O secretário de Administração do município, Ruzem Raimundo Modesto da Silva, informou que a prefeitura tem um plano de contingência. “Nós já temos um plano de contingência preparado há um mês e vamos executá-lo para retirar a maior quantidade de água possível e deixar a população livre dessa situação”, afirmou.

Decreto de situação de emergência em Touros pelas chuvas foi publicado na quinta-feira (25). Foto: Reprodução/TV Ponta Negra

VIA OP9