Marinha do Brasil é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa

Fotos: Eduardo Maia

A Marinha do Brasil foi homenageada na manhã desta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa. Proposta pelo deputado Coronel Azevedo (PSL), a cerimônia contou com representantes do Governo do Estado, da prefeitura de Natal e autoridades da Marinha, além do deputado Kleber Rodrigues (Avante). Coronel Azevedo aproveitou para desejar boas-vindas ao Contra-Almirante Alan Guimarães Azevedo, novo Comandante do 3º Distrito Naval, com sede no Rio Grande do Norte e responsável pela proteção do mar territorial do Ceará à Alagoas.

"Preservar instantes gloriosos de nossa pátria é garantir a cada brasileiro a honra de compartilhar de momentos de bravura, coragem e civismo, componentes fundamentais da personalidade de nosso povo", destacou o parlamentar. O deputado relatou em seu discurso a importância dos trabalhos executados pela marinha. "A Marinha do Brasil tem desempenhado suas atribuições com eficiência e eficácia, garantindo a segurança do nosso país pelas vias marítimas, fluviais e lacustres. Participa de programas, exercícios e missões internacionais. É o recurso para atuação em situações de socorro e resgate no mar. Desenvolve trabalhos cívico social, atua em ações e Operações para a Garantia da Lei e da Ordem. Integra programas de desenvolvimento científico e tecnológico, dentre muitas outras atribuições e responsabilidades", disse Coronel Azevedo.


O parlamentar encerrou seu discurso citando as palavras de Francisco Manuel Barroso da Silva. Segundo ele, Francisco foi um grande artífice e estrategista da Batalha do Riachuelo. "As palavras foram decisivas no calor da peleja: o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever. Sustentar o fogo que a vitória é nossa. Essas são palavras atuais e oportunas agora, que lutamos pela reconstrução do Brasil, pela sua libertação plena, pelo seu renascimento, pela sua postura cidadã e honrada, como são honrados todos os guerreiros da Marinha, que homenageio nesta hora", destacou Coronel Azevedo.

O vice-Almirante Alan Guimarães Azevedo, representando a Marinha do Brasil, foi homenageado na solenidade e falou aos presentes que a Batalha do Riachuelo é exemplo até hoje para a Marinha brasileira. "Esta é a nossa Marinha, que foi formada e amadurecida em combate, uma Marinha comprometida com manutenção da soberania e integridade do país, uma Marinha com ativa participação na formação da nacionalidade, assim foi antes de Riachuelo e após, assim continua sendo nos dias de hoje e será sempre pois o patrimônio de valor e profissionalismo exemplo de Riachuelo é o faro que guia todos nós marinheiros e fuzileiros na nobre missão da defesa da pátria".

Estiveram presentes na solenidade as seguintes autoridades: o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Luis Monteiro da Silva Junior; representantes do Governo do Estado; o chefe de gabinete de Segurança institucional do Tribunal de Justiça, Coronel Pereira Junior; representando o Tribunal de Justiça, o desembargador João Batista Rodrigues Rebouças; a secretária de Segurança e Defesa Social do município de Natal, delegada Sheila Freitas; o vereador do município de Natal, Ary Gomes; o chefe de departamento de oceanografia da UFRN, o professor Jorge Eduardo; representando o reitor, professor José Daniel Diniz Melo; o assessor parlamentar da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, Coronel Ozael Teodosio de Melo; o Comodante Geral de Brigada, Carlos Augusto e o Comodante da Ala 10 Brigadeiro do AR, Marcelo Fornasiari Rivero.